Professor aposentado e ex-vice-reitor da UFC Faustino de Albuquerque Sobrinho

A Universidade Federal do Ceará comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado Faustino de Albuquerque Sobrinho nesta sexta-feira (22).

Engenheiro agrônomo formado pela antiga Escola de Agronomia – hoje integrante do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC –, com pós-graduação (mestrado) na Universidade do Arizona (EUA), Faustino Albuquerque exerceu atividades profissionais na antiga Associação Nordestina de Crédito e Extensão Rural (ANCAR) – atual EMATER – na Paraíba e Rio Grande do Norte, ocupando os cargos de extensionista local e regional no período de 1957 a 1964.

No início de 1965, ingressou na UFC como professor do CCA nas disciplinas Sociologia e Extensão Rurais. Ocupou ainda a chefia do Departamento de Economia Agrícola e a direção do CCA, de onde saiu para exercer o cargo de vice-reitor da UFC no mandato do ex-reitor Walter Cantídio (1971-1975).

Ele foi também um dos participantes da lista tríplice para reitor da UFC em 1975 e exerceu o cargo de pró-reitor de Planejamento durante a administração do ex-reitor Paulo Elpídio (1979-1983). Ocupou também as funções de diretor da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) de 1983 a 1987 e de presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) de 1991 a 1996.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lamentou a perda. "A UFC está menor. Parte importante de sua história encerra hoje um capítulo: morreu o professor Faustino Albuquerque. Mas a UFC é grande também graças a ele. De fato, o professor Faustino escreveu boa parte da história da nossa Universidade. Deixou um legado inestimável e será sempre uma das nossas melhores referências", afirmou.

Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, "o Prof. Faustino Albuquerque foi um dos notáveis construtores da nossa querida UFC. Foi um estimado e respeitado professor e um excelente gestor, tendo sido um dos executores do Projeto BID, que consolidou a infraestrutura do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra".

Segundo a diretora do CCA, Profª Sônia Pinheiro, o docente foi uma "referência na extensão rural do Centro de Ciências Agrárias e na gestão da UFC".

Faustino Albuquerque é pai do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, e tio da chefe do Cerimonial do Gabinete do Reitor, Cláudia Lordão.

O velório ocorre a partir das 19h desta sexta-feira (22) na Funerária Ternura, localizada na rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota (Fortaleza/CE). A Missa de Corpo Presente será às 9h30min de sábado (23), na sala Saudade da Funerária, com sepultamento marcado para as 11h no Cemitério São João Batista. 

Neste momento de dor, a UFC expressa sua solidariedade aos amigos e familiares.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.