Prof. Paulo Auber Rouquayrol, aposentado do Centro de Ciências

A Universidade Federal do Ceará comunica, com profundo pesar, o falecimento do Prof. Paulo Auber Rouquayrol, aposentado do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica do Centro de Ciências, aos 90 anos. Um dos pioneiros na implantação de cursos de Química na UFC e na Universidade Estadual do Ceará (UECE), ele faleceu nesse domingo (24), em Fortaleza, e seu corpo está sendo velado na Funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota), onde será celebrada missa às 14h de hoje (25). O sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério Parque da Paz (avenida Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré).

Imagem: O Prof. Paulo Auber Rouquayrol foi um dos pioneiros na implantação de cursos de Química na UFC e UECE (Foto: acervo pessoal)

O Prof. Paulo Auber Rouquayrol nasceu em São Paulo (SP), em 9 de janeiro de 1932, e graduou-se em Farmácia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ingressou na UFC em 1º de março de 1956 e teve papel importante no então Instituto de Química da UFC, que deu origem a departamentos e cursos de Química. Vera Rouquayrol, uma de suas filhas, lembra da dedicação do pai à UFC para além das funções de pesquisador e docente, acompanhando, inclusive, as obras de construção dos prédios que abrigariam os departamentos e cursos da área da Química no nascente Campus do Pici, nos anos 1960.

Em 1973, segundo registro em texto comemorativo dos 25 anos da Pós-Graduação em Química Orgânica da UFC, “através do Decreto 79.970, de 21 de março do mesmo ano, seguindo a institucionalização do Ciclo Básico, a UFC é departamentalizada e o Instituto de Química dá origem ao Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, ao Departamento de Química Analítica e Físico-Química e ao Departamento de Bioquímica”. Atualmente, nessas áreas, constam na UFC o Departamento de Química Analítica e Físico-Química, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.

A atuação do professor se estendeu à pós-graduação. Ainda no mesmo ano, de acordo com o mencionado registro, foi criado pela UFC o Curso de Especialização em Química Orgânica, no qual o Prof. Paulo Auber Rouquayrol teve papel destacado junto com docentes e pesquisadores como José Wilson de Alencar, Maria Iracema Lacerda Machado, Carlos Humberto de Sousa Andrade, Raimundo Braz Filho e Francisco José de Abreu Matos.

Depois de aposentado pela UFC, em 1991, o professor passou a ser docente da UECE e muito colaborou na implantação de cursos daquela universidade pelo interior do Estado.

Ele deixa esposa, filhos, netos e bisnetos. Neste momento de tristeza pela partida do Prof. Rouquayrol, a UFC expressa solidariedade à família, aos parentes, amigos e colegas do professor.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.