Prof. José Ribamar Furtado de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação

A Universidade Federal do Ceará comunica, com profundo pesar, o falecimento do Prof. José Ribamar Furtado de Souza, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ocorrido nessa segunda-feira (25). Ao longo da vida profissional, ele teve destacada produção científica no Brasil e no exterior nas áreas de sociologia do desenvolvimento, educação do campo, agroecologia e extensão rural.

Engenheiro-agrônomo formado pela UFC (1971), o Prof. Ribamar Furtado tinha especialização (1983) em Extensão Rural pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), mestrado (1986) em Extensão Agrícola pela Universidade de Reading (Reino Unido), doutorado (1991) em Sociologia do Desenvolvimento e Ciências Políticas pela London School of Economics and Political Sciences, da Universidade de Londres (Reino Unido), e pós-doutorado (1997) pela Universidade Paris X – Nanterre (França), com pesquisa sobre agricultura familiar e camponesa na produção agroecológica.

Na Universidade de Londres, foi professor visitante, pesquisando movimentos sociais, questão agrária e agricultura familiar no Brasil. Atuou ainda como pesquisador convidado no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement, o CIRAD (França), para investigar a abordagem sistêmica dos recursos naturais em agroecossistemas e territórios rurais.

Lecionou no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) até se transferir para o Departamento de Economia Agrícola da UFC, no qual se aposentou. Desde 1999, integrava o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. De 2011 a 2016, foi professor visitante sênior no Instituto de Desenvolvimento Rural, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tendo contribuído para implantar o Curso de Agronomia da instituição.

O Prof. Ribamar colaborou com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com estudos sobre degradação ambiental e exclusão social causadas por projetos de mineração, de hidrelétricas e de agronegócio no Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Como pesquisador, era bolsista PQ de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com estudos em torno da produção agroecológica na caatinga. Orientou 16 teses de doutorado, 20 dissertações de mestrado, 6 monografias de especialização, bem como diversos trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica.

Durante 12 anos, trabalhou como consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nas regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil nos segmentos de desenvolvimento rural, formação profissional, implantação e avaliação de programas e projetos governamentais, e organização social de comunidades de agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e lideranças femininas rurais.

Ribamar Furtado foi assessor do Governo do Estado do Ceará para assuntos de extensão rural e coordenador de contratos de assistência técnica e extensão rural (ATER) realizados em parceria com a UFC e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) em 18 perímetros de seis estados nordestinos.

O velório está previsto para ocorrer na manhã desta terça-feira (26), a partir das 11h, no Cemitério Jardim Metropolitano (Rodovia Quarto Anel Viário, s/n, Coaçu), no município de Eusébio (CE). Na sequência, haverá missa de corpo presente, ao meio-dia.

Neste momento de dor, a UFC expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas do Prof. Ribamar Furtado. A Faculdade de Educação (FACED) da UFC publicou, em seu site institucional, uma nota de pesar em memória do docente.

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) também publicou em seu site nota de pesar em homenagem ao Prof. Ribamar Furtado