Prof. Antonio Mourão Cavalcante, da Faculdade de Medicina

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, na noite dessa sexta-feira (29), do Prof. Antonio Mourão Cavalcante, docente da Faculdade de Medicina da UFC.

Graduado em Medicina pela UFC, era também Doutor em Psiquiatria pela Universidade de Louvain, na Bélgica, e em Antropologia pela Universidade de Lyon, na França. Acumulou ainda formação complementar nas áreas de Terapia Familiar (pela Universidade de Bruxelas, também na Bélgica) e em Psicoterapia de Toxicômanos (pelo Hospital Marmottan, na França).

Imagem: foto do Prof. Antonio Mourão

Pesquisador, escritor e poeta, Antonio Mourão produziu relevante obra bibliográfica, dentre trabalhos nas áreas de Psicologia, Antropologia e Literatura. Destacam-se os livros O Ciúme Patológico (Record), Drogas: Esse Barato Sai Caro (Rosa dos Tempos), Psiquiatria: Outros Olhares (Cia dos Livros) e Mosaico do Tempo (Scortecci Editora).

Bastante atuante no movimento da saúde mental comunitária, foi chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e coordenou unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), especialmente aquelas voltados para pacientes em adicção de álcool e drogas (AD).

Durante anos, a produção escrita de Mourão também pôde ser acompanhada no jornal O Povo, do qual foi articulista. Chegou a ser ainda candidato a vice-prefeito de Fortaleza nas eleições de 2012, em chapa com Elmano de Freitas. 

Ao lado da esposa Zilma Gurgel Cavalcante, com quem foi casado por 46 anos, dedicou parte de seu tempo ao projeto Universidade sem Fronteiras (UNISF), voltado para o público da maturidade.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, comentou a perda com grande consternação. "Foi uma das pessoas mais admiráveis e brilhantes que tive o privilégio de conhecer, que deixou um legado familiar e pessoal de dimensão imensurável. Sua grandeza, com certeza, em muito irá amenizar a dor de sua partida junto a seus familiares e amigos. Definitivamente um imortal", afirmou o gestor.

De acordo com a família, o velório foi aberto aos familiares, amigos e conhecidos às 9h do sábado (30), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota). Está prevista uma missa de corpo presente às 15h no mesmo local, e o sepultamento está marcado para as 16h30min no Cemitério Parque da Paz (Av. Juscelino Kubitschek, 4454 - Passaré).

Fonte: Gabinete do Reitor - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.