Prof. Francisco Fernando Alcântara Mota, do Curso de Engenharia Civil

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento nesta quinta-feira (14), do Prof. Francisco Fernando Alcântara Mota, aposentado do Curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia. Ele foi fundador e primeiro diretor do antigo Departamento de Obras da UFC, sendo considerado o braço direito do reitor fundador da Instituição, Prof. Antônio Martins Filho, na realização de obras importantes à época da implantação da Universidade.

O velório está ocorrendo na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688, na Aldeota), onde será celebrada missa de corpo presente, às 20h. De acordo com seu sobrinho, Prof. Joaquim Mota, também do Centro de Tecnologia, o corpo do Prof. Francisco Fernando será cremado.

Imagem: O Prof. Francisco Fernando Alcântara Mota conduziu obras importantes à época da implantação da UFC (Foto: acervo da família)

Nascido em São Gonçalo do Amarante (CE) em 5 de setembro de 1929, era graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Ingressou na UFC em 1º de março de 1958, tornando-se pessoa de confiança do reitor Martins Filho ao conduzir obras de implantação da UFC no prédio da Reitoria e anexos, Concha Acústica, auditório da Faculdade de Direito, Casa de José de Alencar, além de instalações de diversos cursos.

O Prof. Francisco Fernando teve atuação destacada na construção pesada de infraestrutura no estado do Ceará como construtor e secretário de governo. Foi ainda deputado estadual.

Ele deixa viúva (Sra. Marilena) e as filhas Verônica, Fernanda e Larissa, além de netos e bisnetos.

Neste momento de tristeza pela partida do Prof. Francisco Fernando, a UFC expressa solidariedade à família, aos parentes, amigos e colegas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.