Prof. George Satander Sá Freire, do Departamento de Geologia

A Universidade Federal do Ceará comunica, com profundo pesar, o falecimento do Prof. George Satander Sá Freire, do Departamento de Geologia, ocorrido nesse domingo (31).

O Prof. George Satander é referência da Geologia Marinha no Brasil; graduou-se em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1977), era mestre em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutor em Geologia pela Universidade de Nantes, na França (1989).

Dedicou suas pesquisas a Geologia Marinha e Aplicada e Geoquímica Ambiental. Desenvolveu estudos pioneiros e coordenou importantes projetos de pesquisa sobre a Geologia Marinha do Ceará.

Atualmente exercia o cargo de Professor Titular da UFC, no Departamento de Geologia, onde lecionava nos cursos de graduação em Geologia e Oceanografia e de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Geologia.

Atuou na administração, sendo coordenador do Programa de Geologia Marinha (PGGM), nos períodos de 1997 a 2001 e de 2007 a 2011; foi diretor do Instituto de Ciências do Mar e ocupou outros cargos administrativos no Centro de Ciências.

O velório está ocorrendo na Funerária Ternura, Sala Gratidão (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), nesta segunda-feira (1º), e a missa será às 16h, no mesmo local, seguida de cremação.

Neste momento de tristeza, a UFC se solidariza com a família e os amigos do Prof. George Satander Sá Freire.

Fonte: Departamento de Geologia – fone: (85) 3366 9867