Prof. José Liberal de Castro, emérito da UFC e fundador do Curso de Arquitetura e Urbanismo

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, nessa sexta-feira (9), do Prof. José Liberal de Castro, docente aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, aos 96 anos de idade. Liberal de Castro era professor emérito da UFC, mestre de gerações de arquitetos cearenses, pioneiro da atividade profissional no Estado e uma das principais autoridades brasileiras na área de patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

O Prof. Liberal nasceu em Fortaleza (CE) no dia 21 de maio de 1926. Migrou em 1944 para o Rio de Janeiro, então Capital da República, em busca de oportunidades acadêmicas e profissionais, graduando-se em Arquitetura no ano de 1955 pela Faculdade Nacional de Arquitetura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Retornou ao Ceará no ano seguinte e passou a contribuir como docente e arquiteto na recém-criada Universidade do Ceará. Ele ministrou a disciplina de Desenho de Observação da antiga Escola de Engenharia do Ceará (atual Centro de Tecnologia), e integrou a equipe técnica do Departamento de Obras e Projetos da UFC (atual UFC INFRA), participando ativamente das primeiras edificações da Universidade.

Em 1957, foi fundador do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) e um de seus primeiros presidentes. Na UFC, colaborou com a construção dos prédios da Pró-Reitoria de Extensão (1961), dos Anexos da Reitoria (1965) e da Imprensa Universitária (1967), e ainda esteve envolvido com o planejamento físico do Campus do Pici. Em 1964, a convite do Reitor Martins Filho, Liberal de Castro fundou o Curso de Arquitetura e Urbanismo, ao lado dos arquitetos Ivan da Silva Brito, José Armando Farias e José Neudson Bandeira Braga. Liberal, como era carinhosamente conhecido, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da UFC em 1988, aposentou-se em 1993, e obteve o título de professor emérito da UFC em 2007. A Biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC leva o seu nome, em reconhecimento ao seu legado.

Outros trabalhos de destaque de sua carreira incluem os projetos do Palácio Progresso; do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão; do Hospital Infantil Albert Sabin e da sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Liberal de Castro atuou também no restauro do Teatro São João, em Sobral, e na instrução dos processos de tombamento, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Casa de José de Alencar, do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, e do Mercado da Carne de Aquiraz. Livros e artigos de sua autoria para a Revista do Instituto do Ceará se tornaram publicações de referência sobre o patrimônio cultural cearense e da historiografia arquitetônica.

O velório está ocorrendo desde a manhã deste sábado (10), no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da UFC, localizado na Av. da Universidade, 2890, Benfica. Logo mais, às 14h, no DAUD, haverá missa de corpo presente. Em seguida, às 15h30, o sepultamento irá ocorrer no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó, s/n, Centro).

Neste momento de dor, a UFC presta solidariedade a familiares, amigos, colegas e ex-alunos do Prof. Liberal de Castro.

Fonte: Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – fone: (85) 3366 7490