Prof. Raimundo de Pontes Nunes, docente aposentado do Centro de Ciências Agrárias

A Universidade Federal do Ceará comunica com pesar o falecimento do Prof. Raimundo de Pontes Nunes, ocorrido nessa segunda-feira (5). Ele estava com 92 anos e era aposentado do Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da UFC. O velório se realiza na Funerária Ethernus e o sepultamento está marcado para as 17h desta terça-feira (6) no Cemitério Parque da Paz (avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454), em Fortaleza.

O Prof. Raimundo de Pontes Nunes graduou-se em Agronomia pela UFC (1955). Obteve título de mestre pela Universidade do Arizona, EUA (1967), e de doutor pela Universidade de Purdue, também nos EUA (1976). Atuou como docente do Departamento de Fitotecnia do CCA de 1956 a 1996. Em sua longa carreira, ele desenvolveu diversas atividades tanto na Universidade como em outros órgãos públicos.

Foi o primeiro editor-chefe da Revista Ciência Agronômica (1971), do CCA. Em 1980, ficou à disposição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e, nomeado chefe do Departamento Técnico-Científico dessa empresa, teve a missão específica de desenvolver um modelo de organização e administração de pesquisa em âmbito nacional.

Ocupou também o cargo de chefe-geral do Centro Nacional de Pesquisa do Cerrado (CPAC), onde permaneceu até 1986, quando foi indicado pela Presidência da República para o Ministério Extraordinário da Irrigação, como assessor especial nas áreas de pesquisa, ciência e tecnologia.

Retornou ao Ceará em 1989 e foi nomeado diretor técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará (EPACE). Após 18 meses, reassumiu as atividades como professor no Departamento de Fitotecnia do CCA. Em 1992 foi cedido ao Governo do Estado do Ceará para exercer o cargo de diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE). Após um ano, retornou às atividades acadêmicas como professor do CCA e se aposentou em 1996.

O Centro de Ciências Agrárias publicou em seu site nota de pesar.