Prof. José Tarquínio Prisco, emérito da UFC e aposentado do Centro de Ciências

A Universidade Federal do Ceará comunica com pesar o falecimento do Prof. José Tarquínio Prisco, ocorrido nesta quarta-feira (21). Professor emérito da UFC, Tarquínio era aposentado do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.

O velório tem início hoje (21) a partir das 21h, na funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota). A missa de corpo presente será realizada amanhã (22), às 10h, com sepultamento às 12h, no cemitério Parque da Paz (avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré).

Tarquínio Prisco era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1962), mestre (1969) em Horticultura e doutor (1971) em Botânica: Fisiologia Vegetal, ambos pela Universidade do Arizona (EUA). Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC entre os anos de 1979 a 1983; pesquisador e professor visitante no Laboratório de Pesquisa Ambiental (Universidade do Arizona), em 1984 e 1985; e membro da Comissão de Ensino em Ciências Agrárias do Ministério da Educação (MEC), de 1985 a 1987.

Atuou ainda como professor visitante no Instituto de Fisiologia Vegetal da Universidade de Giessen, na Alemanha (1988); membro e coordenador do Comitê Assessor de Botânica, Zoologia e Ecologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1991 a 1993; membro do Comitê de Programação de Pesquisa e da Junta Governativa do International Crop Research Institute for the Semi-Arid Tropics (ICRISAT), de 1996 a 2002; e membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 1999 a 2002.

Foi ainda pesquisador sênior do CNPq, coordenador científico e administrativo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal  CNPq/MCT) e membro do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Possuía experiência na área de botânica e agronomia, atuando em: ecofisiologia vegetal, fisiologia e bioquímica do estresse hídrico e salino, fisiologia e bioquímica da germinação e do estabelecimento da plântula e agricultura no trópico semiárido.

Neste momento de grande dor, a UFC se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos do Prof. José Tarquínio Prisco.