Prof. Emílio Recamonde Capelo, emérito da UFC e idealizador do Curso de Ciências Atuariais da FEAAC

A Universidade Federal do Ceará comunica com pesar o falecimento do Prof. Emílio Recamonde Capelo, ocorrido nesse sábado (24), aos 87 anos. Professor emérito da UFC, Recamonde Capelo idealizou o Curso de Ciências Atuariais da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), reconhecido em dezembro de 2001, pelo Ministério da Educação.

Imagem: Homem idoso, com cabelos brancos, sentado em auditório e vestido com roupa preta e capa azul

O velório teve início hoje (25) a partir das 8h, na funerária Ternura (rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota). A missa de corpo presente será realizada às 15h, com sepultamento às 16h30min do mesmo dia, no cemitério Parque da Paz (avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré).

Prof. Emílio Recamonde Capelo ingressou na UFC em 1965, como professor assistente no Instituto de Química e Tecnologia. Construiu carreira brilhante no magistério superior, em sala de aula, nas atividades de pesquisa e na administração universitária, como ressaltou o então reitor Jesualdo Farias na cerimônia da entrega do título de Professor Emérito da UFC, realizada em 9 de dezembro de 2014.

Na ocasião, o caráter do Prof. Emílio Recamonde Capelo foi destacado no discurso do então reitor: "Emílio Recamonde deitou raízes na memória de todos os seus alunos, que guardam do mestre não apenas as lições, o conhecimento científico transmitido nas aulas e palestras, mas, também, o exemplo de honradez e ética profissional". Os traços de sua personalidade, como a brandura de espírito, espontaneidade e humor, também foram destacados no discurso da Profª Naiúla Monteiro: "um homem bom, solidário, compreensivo, dotado de profunda sensibilidade".

Emílio Recamonde Capelo se formou em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cursou mestrado em Administração na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Finanças na Universidade da Califórnia.

Exerceu as funções de professor da UFPE e técnico do Banco do Nordeste do Brasil. Na UFC, iniciou as atividades docentes em 1965 como professor assistente do então Instituto de Química e Tecnologia. Passou a ministrar disciplinas no Curso de Economia na FEAAC, onde fundou, na década de 1990, o curso de Ciências Atuariais.

Ao longo de sua vida acadêmica, o Prof. Emílio Recamonde Capelo prestou relevantes serviços ao ensino e à pesquisa, bem como ao assumir cargos de chefia e coordenação de cursos. Orientou dezenas de monografias de graduação e escreveu inúmeros artigos. É autor dos livros Um estudo introdutório sobre a solvência de arranjos estocásticos e Benefício proporcional diferido na previdência complementar, ambos editados pelo Ministério da Previdência Social.

Neste momento de grande dor, a UFC se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos do Prof. Emílio Recamonde Capelo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.