Prof. Nearco Barroso Guedes de Araújo, aposentado do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design

A Universidade Federal do Ceará comunica com profundo pesar o falecimento, nesta quinta-feira (9), em Fortaleza, do professor, artista plástico e arquiteto Nearco Barroso Guedes de Araújo, aos 86 anos. Ele era docente aposentado do Departamento de Arquitetura de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da UFC.

O velório ocorrerá nesta sexta-feira (10), das 7h às 12h, na Sala Saudade da Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), em Fortaleza. A missa de corpo presente está marcada para as 10h. O corpo do Prof. Nearco Araújo será cremado no Crematório Parque Anjo da Guarda.

Imagens: O professor Nearco Araújo também marcou a cultura como artista plástico e arquiteto (Foto: Divulgação)

O Prof. Nearco Araújo nasceu em Manacapuru, no estado do Amazonas, em 8 de setembro de 1936. Veio para o Ceará na década de 1950. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFC em 1971. Neste mesmo ano, passou a atuar como professor auxiliar de comunicação visual.

Além de arquiteto e professor, Nearco Araújo se notabilizou também como artista plástico. Em 1969, ainda como estudante, ele recebeu a Medalha de Ouro da Bienal Internacional de São Paulo, concedida a um projeto elaborado por um grupo de estudantes do Curso de Arquitetura da UFC, do qual era integrante.

Ao longo de sua carreira, Nearco Araújo realizou dezenas de exposições individuais e mais de 40 coletivas, obtendo 12 prêmios nacionais e um internacional. Entre pinturas e desenhos, ele tem diversos trabalhos em coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior. O Museu de Arte (MAUC) da UFC dispõe em seu acervo de obras do artista.

Nearco Araújo também realizou trabalhos como consultor de projetos de arquitetura e artes visuais.

Neste momento de dor, a UFC expressa solidariedade aos familiares, parentes e amigos do Prof. Nearco Araújo.

O Museu de Arte da UFC, em sua página no Instagram, prestou homenagem ao Prof. Nearco Araújo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.