Prof. Helmut Feldmann, primeiro coordenador e primeiro leitor da Casa de Cultura Alemã da UFC

A Universidade Federal do Ceará comunica, com profundo pesar, o falecimento, na Alemanha, aos 89 anos de idade, do Helmut Feldmann. Convidado pelo reitor fundador da UFC Martins Filho, Feldmann foi o primeiro coordenador da Casa de Cultura Alemã (CCA) da UFC e também o primeiro leitor do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da CCA, quando da fundação daquela casa, em 1962. Em 31 de agosto de 1978, ele foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFC. Informações sobre o velório e o sepultamento do Prof. Helmut Feldmann, a ocorrer na Alemanha, ainda serão confirmadas e divulgadas pela direção da CCA.

Imagem: As ações do Prof. Hemult Feldmann para consolidar a parceria entre universidades alemãs e brasileiras foram reconhecidas pelos governos dos dois países (Foto: DW/C. Albuquerque)

O Prof. Helmut Feldmann nasceu na cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha, em 30 de dezembro de 1934. Tinha doutorado em Filologia Românica pela Universidade de Colônia, onde também ocupava a cátedra na mesma área. Foi um estudioso da obra do escritor brasileiro Graciliano Ramos. Como professor catedrático em Colônia, fundou o Centro Mundo Lusófono, através do qual criou o convênio de cooperação entre a Universidade de Colônia e a UFC, que vigora até hoje.

O ativo trabalho do Prof. Helmut Feldmann para consolidar a parceria entre universidades alemãs e brasileiras foi reconhecido pelos governos dos dois países. Tanto é que ele recebeu condecorações como a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha (Bundesverdienstkreuz) do governo alemão e o grau de Comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, em 2000, do governo brasileiro. Além do título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFC, como mencionado, ele também foi agraciado, em 1980, com o título de Cidadão Honorário do Estado do Ceará, do governo cearense.

Em 2003, em publicação da então Edições UFC, comemorativa dos 40 anos de criação da CCA, o Prof. Helmut Feldmann relembrou sua chegada a Fortaleza, onde residiu por um ano e meio: “A primeira impressão que Fortaleza deixou na minha chegada em 1º de março de 1962, ainda no avião, foi a imagem de uma pequena cidade no meio de um mar de coqueiros ondulantes, envolta em brilhante luz do sol. Esta paisagem paradisíaca de exuberante quintais tropicais surpreendeu-me ainda mais por não confirmar, em absoluto, minhas expectativas em torno da região semi-árida, periodicamente assolada pela seca!”.

No texto retrospectivo, ele considerou o reitor Martins Filho, “o iniciador do despertar de Fortaleza para uma nova vida e o começo de um desenvolvimento deveras impressionante e rápido”. E, sobre ser convidado para dirigir a CCA, contou: “Fiquei especialmente feliz em poder colocar minhas próprias ideias na organização de uma Casa de Cultura universitária para a qual não existia um modelo nem no Brasil nem na Alemanha”.

Em 2012, numa entrevista ao site Deutsche Welle (DW) - Brasil, por ocasião dos 50 anos da Casa de Cultura Alemã, o Prof. Helmut Feldmann expõe muitos detalhes sobre sua vivência em Fortaleza, a saga para criação e consolidação da Casa de Cultura Alemã e seus esforços para manter a parceria quando retornou à Alemanha.

O diretor do Centro de Humanidades da UFC, Prof. Cícero Miranda, ressalta que, na Alemanha, o Prof. Feldmann “recebeu nossos professores e estudantes na Universidade de Colônia e manteve sempre vínculo com a UFC”.

Neste momento de sentimento de perda, a UFC expressa sua solidariedade a familiares, amigos e colegas do Prof. Helmut Feldmann.

Fontes: Centro de Humanidades – fone: (85) 3366 7600, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e Casa de Cultura Alemã da UFC – fones: (85) 3366 7643 e 3366 7642, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.