Prof. Francisco de Souza, aposentado do Departamento de Engenharia Agrícola

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, ocorrido nessa quarta-feira (1º), de Francisco de Souza, professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Agrícola, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA). Conhecido como “Titico”, ele tinha 76 anos, dos quais 26 foram dedicados ao exercício como docente na Instituição, no período de 1976 a 2002.

Graduado em Agronomia pela UFC, era mestre em Irrigação e Drenagem pela Escola Nacional de Agricultura do México e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos.

Francisco de Souza atuou, ainda, como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) de 1974 a 1976. Na UFC, exerceu mandatos na coordenação do Mestrado em Agronomia – área de concentração Irrigação e Drenagem, de 1981 a 1983; e na chefia do Departamento de Engenharia Agrícola, de 1985 a 1987.

Foi diretor científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), de 1994 a 1998; assessor da Diretoria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), de 2003 a 2005; da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Pacto das Águas), de 2008 a 2010; e da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (SECITECE), de 2011 a 2013.

Em nota, o CCA se solidarizou com a família e os amigos do Prof. “Titico” e informou que o velório será realizado a partir das 10h desta quinta-feira (2) na Funerária Jerusalém (Av. Heráclito Graça, 330, Centro, Fortaleza). O sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério Jardim do Éden, no município de Pacatuba.

Neste momento de profunda dor, a UFC manifesta solidariedade com familiares, amigos, colegas e ex-alunos do Prof. Francisco de Souza.

Com informações do CCA.