Prof. Francisco Souto Paulino, aposentado do Curso de Comunicação Social

A Universidade Federal do Ceará comunica com pesar o falecimento do Prof. Francisco Souto Paulino, ocorrido nesta quinta-feira (6), aos 87 anos. O professor ingressou na UFC no então Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia em 14/12/1981 e aposentou-se em 27/11/1997. Ao longo de sua vida acadêmica, prestou relevantes serviços ao ensino da Comunicação Social. Assumiu cargos de chefia e coordenação do Curso de Comunicação Social e, depois de aposentado, foi chefe de Gabinete do reitor René Barreira, entre 2003 e 2007.

O velório terá início na sexta-feira (7) a partir das 14h, na funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, 1688, Joaquim Távora), em Fortaleza. O sepultamento está marcado para as 10h do sábado (8), no Cemitério Parque da Paz (avenida Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré), em Fortaleza.

O Prof. Francisco Souto Paulino nasceu em 10 de agosto de 1935, em Canindé, no Ceará. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduado em Sociologia do Desenvolvimento também pela Universidade Federal. Possui Pós-Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Professor e jornalista de destaque, contribuiu com o ensino da área da Comunicação Social através da instalação e do desenvolvimento de cursos da área em universidades particulares. Defensor da cultura de paz através da comunicação, o Prof. Souto participou do grupo idealizador da Agência da Boa Notícia, na qual atuou como presidente até 2019. A ONG é responsável pela entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação, lançado em 2007, relevante concurso voltado para profissionais e estudantes de Comunicação Social, como forma de estimular a produção de material jornalístico, publicitário e acadêmico sobre cultura de paz.

É autor de vários livros. Em um deles, Ensino do jornalismo no Ceará – volume II (Edições UFC), organizado pela professora e jornalista Adísia Sá, escreveu o capítulo sobre a história do Centro Acadêmico Tristão de Athayde, do curso de Comunicação Social da UFC.

Neste momento de grande dor, a UFC se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos de Souto Paulino, e o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lamenta profundamente a morte do professor e reconhece o grande legado deixado pelo jornalista.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.