Prof. Hugo de Brito Machado, aposentado da Faculdade de Direito

A Universidade Federal do Ceará informa, com profundo pesar, o falecimento do Prof. Hugo de Brito Machado, aos 83 anos, neste sábado (15). Advogado, especialista, mestre e doutor, ele possuía os títulos de Notório Saber em Direito Tributário (1989) e de Professor Emérito da UFC (2015). Foi juiz federal em primeira instância e, depois, desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região por 23 anos.

O velório ocorrerá neste domingo (16), a partir das 7h, na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255 – Aldeota), com missa no mesmo local às 15h30min. O sepultamento está marcado para as 17h do mesmo dia no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré), em Fortaleza.

Imagem: foto de um senhor branco de cabelos grisalhos de paletó cinza. Ao fundo, há estantes com livros de diversas cores

O Prof. Hugo de Brito Machado é considerado um dos maiores nomes do Direito Tributário brasileiro. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (1966) pela UFC, ele tinha especialização em Direito Público (1978) e mestrado em Direito (1986) pela mesma Universidade, e o título de doutor em Direito (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Atuou como professor titular da Faculdade de Direito e, mesmo após a aposentadoria, continuou ministrando aulas na FADIR nos cursos de especialização e mestrado. Já recebeu inúmeros prêmios, como o Troféu Sereia de Ouro (2014), o Mais Admirado do Direito Tributário, por duas vezes (2007/2009), e o Tributarista do Biênio 1996/1997.

A direção da Faculdade de Direito, consternada com a notícia, decretou luto oficial por três dias, sem prejuízo das atividades acadêmicas ordinárias.

Neste momento de dor, a UFC se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos do professor Hugo de Brito Machado.

Fonte: Faculdade de Direito – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.