Profª Simone Simões Ferreira Soares, aposentada do Departamento de Ciências Sociais 

A Universidade Federal do Ceará informa, com profundo pesar, o falecimento da Profª Simone Simões Ferreira Soares, nessa sexta-feira (21), em Fortaleza. Docente aposentada do Departamento de Ciências Sociais da UFC, escritora e pesquisadora, a antropóloga é considerada referência em Teoria Antropológica e sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia.

O velório está acontecendo neste sábado (22), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota). A missa de corpo presente será no domingo (23), às 8h30min.

Imagem: Professora Simone Simões

A docente foi titular do Departamento de Ciências Sociais da UFC por mais de 40 anos. Possuía graduação em Ciências Sociais pela UFC (1971), e mestrado (1980) e doutorado (1992) em Antropologia pela Universidade de Brasília. Atuava como antropóloga, com ênfase em Teoria Antropológica, principalmente nos temas antropologia, jogo do bicho, cotidiano, identidade e estigma.

A Profª Celina Lima, chefe do Departamento do Ciências Sociais, manifestou profundo pesar em nome do Departamento: "A tristeza e a dor por tão importante perda perpassa pelos alunos e professores do Departamento de Ciências Sociais e pela UFC. Repercute na sociedade cearense e deixa uma lacuna na Antropologia em nosso estado. Simone era uma pessoa alegre, afável, gentil, competente. Deixa uma obra importante na Antropologia. É importante ressaltar que Simone, por muitos anos, atuou como professora voluntária em nosso departamento. Ela sabia viver a vida e dividia os momentos de sexta-feira com os alunos, num bate papo descontraído. Dizia "sextou"! E se foi em uma sexta-feira".

Neste momento de dor, a UFC se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos da professora Simone Simões Ferreira Soares.

Fonte: Departamento de Ciências Sociais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.