Nota de pesar: Maria Gerlene Silva Oliveira, aluna da Licenciatura Intercultural Indígena KUABA

A Universidade Federal do Ceará expressa profundo pesar pelo falecimento de Maria Gerlene Silva Oliveira, aos 34 anos, ocorrido no último sábado (1º), em Aratuba, no Maciço de Baturité. Ela era aluna do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena KUABA.

Formada em Pedagogia, Gerlene lecionava em turmas da educação infantil e no ensino fundamental II (Língua Portuguesa) em escolas indígenas, ligadas à rede estadual.

Imagem: Como pedagoga, Gerlene já lecionava em escolas indígenas, ligadas à rede estadual (Foto: Acervo pessoal)

Em nota de pesar, alunos e professores das Licenciaturas Interculturais Indígenas KUABA e PITAKAJÁ lamentaram o falecimento de Gerlene, “uma mulher e professora indígena da etnia canindé que foi exemplo de luta pela educação de crianças e adolescentes, pela cultura tradicional de seu povo, bem como de solidariedade e colaboração com o movimento indígena do Ceará”.

Na nota, expressaram ainda que “Gerlene deixará saudades em todos nós, mas seu exemplo de vida nos orientará sempre, na busca por direitos e justiça em favor das mulheres e populações originárias”.

O corpo de Gerlene foi sepultado no Cemitério de Aratuba.

Ela deixa um casal de adolescentes, um de 18 anos e uma menina de 12 anos.

Fonte: Curso de Licenciatura Intercultural Indígena KUABA – fone: (85) 3366 7582