Prof. Osmar Gonçalves dos Reis Filho, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

A Universidade Federal do Ceará (UFC) comunica com pesar o falecimento, aos 44 anos, de Osmar Gonçalves dos Reis Filho, docente do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

O velório será realizado das 11h às 16h desta quinta-feira (1º), em Ribeirão Preto, São Paulo, na Sala 3 do Velório da Saudade (rua Flávio Uchoa, 836 – Campos Elíseos).

Imagem: Prof. Osmar Gonçalves dos Reis Filho

Querido por familiares, alunos e colegas de trabalho, Osmar era também fotógrafo e pesquisador. Tinha uma vasta carreira acadêmica, com mestrado e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

Admitido na UFC em 2010, atuava no PPGCOM como professor associado, realizando pesquisas nas áreas de fotografia, teoria e estética do audiovisual. Também era líder do Laboratório de Estudos de Estética e Imagem.

Em nota, o PPGCOM manifestou consternação e pesar pelo falecimento. "Osmar teve um papel importante na condução do PPGCOM-UFC e nas pesquisas na área da comunicação, das artes, da imagem e, em especial, dos estudos em fotografia. Sobretudo lembraremos o nosso amigo como um condutor de sonhos, um estimulador generoso da esperança, um propagador do conhecimento de qualidade e fraterno", diz a nota.

Em seu perfil no Instagram, o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, também lamentou o falecimento do seu colega de unidade acadêmica, o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

A UFC lamenta profundamente o precoce falecimento do Prof. Osmar e se solidariza com familiares, amigos e todos que tiveram a oportunidade de estar com o docente em vida.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.