Aprendizagem cooperativa será retomada com recriação de coordenadoria de articulação Universidade-Educação Básica

A história de quase 30 anos da Universidade Federal do Ceará com a metodologia da aprendizagem cooperativa ganhará um novo capítulo. O reitor Custódio Almeida reuniu-se, na última sexta-feira (8), com o Prof. Manoel Andrade Neto, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, para discutir a retomada das ações da UFC na área. Andrade é fundador do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), projeto extensionista que completa 30 anos em 2024.

Imagem: Prof. Manoel Andrade (de camisa cinza, à esquerda) reunido com o reitor Custódio Almeida (de camisa branca, à direita) no Gabinete do Reitor. (Foto: Álvaro Graça/ UFC Informa)

Os planos acordados na reunião envolvem a recriação, dentro da estrutura da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), da Coordenadoria de Articulação entre a Universidade e Educação Básica (COART), descontinuada na última administração. Sob a tutela do criador do PRECE, o foco da Coordenadoria será restabelecer aprendizagem cooperativa e solidária, por meio da atuação de bolsistas de graduação da UFC capacitados no método, nas escolas públicas da rede estadual do Ceará.

O Prof. Custódio Almeida explica que não se trata de começar do zero, mas do ponto em que as atividades pararam. Ainda em 2009, quando pró-reitor de Graduação, ele trabalhou na criação do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), coordenado pelo Prof. Manoel Andrade. “Foi um programa que mobilizou a Universidade e integrou centenas de estudantes nossos, colocando-os como protagonistas do seu itinerário formativo. Ele se desdobrou a ponto de chegar a um ápice, que foi a presença no Ensino Básico, com estudantes bolsistas preparados para atuar na escola pública, junto aos estudantes de Ensino Médio e seus professores”, relata o reitor.

De acordo com o dirigente máximo, a decisão está em sintonia com a política estadual de universalização das escolas estaduais de tempo integral no Ensino Médio. “O preenchimento do tempo desses estudantes na escola pode e deve incluir essa construção da autonomia no seu projeto de aprendizagem. Instruí-los nisso é a expertise dos nossos bolsistas de aprendizagem cooperativa”, aponta.

Segundo o Prof. Manoel Andrade, a conversa foi o ponto de partida para organizar o retorno e discutir financiamento para acolher novos bolsistas de diversas áreas, que aprenderão a trabalhar em cooperação e levarão isso para o cotidiano escolar. “Contamos com o envolvimento de vários gestores e professores da rede estadual, que estão aguardando a restauração do programa. Estamos muito animados, e o encontro nos encheu de esperança”, disse o futuro coordenador da COART.

Os próximos encaminhamentos serão levar, ainda em setembro, a proposta de recriação da Coordenadoria para os conselhos deliberativos e, seguindo-se à aprovação, proceder à recomposição da equipe especializada, convidando servidores docentes e técnico-administrativos que já atuaram no PACCE. O passo posterior será a seleção de bolsistas para o programa.