Retorno da UFC à ANDIFES é destaque de plenária da entidade; UFERSA, UNIFEI e UFVJM também reingressam

Em programação realizada ontem (13) e hoje (14), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, participou dos primeiros compromissos relativos à refiliação da Instituição à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). As atividades foram realizadas na sede da entidade, em Brasília.

Imagem: Foto da reunião plenária da ANDIFES em Brasília

Na tarde da quarta-feira, o dirigente marcou presença na reunião ordinária do Conselho Pleno da ANDIFES, reunião que aprovou o reingresso não só da UFC, mas também da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Em sua fala de "estreia" como reitor na ANDIFES, o Prof. Custódio reforçou que a visão da UFC sobre a associação é de um espaço privilegiado para articulação nacional, diálogo entre pares e relações interinstitucionais, além de local de alianças que fortalecem o movimento político para garantir as conquistas do ensino superior no Brasil. “Trata-se da grande porta de conversa com o Governo Federal, quase que a porta oficial e única. Refiliar-nos à ANDIFES significa retomar o processo de construção da política neste País. O retorno significa, para nós, voltar a fazer parte desse espaço político importantíssimo para a educação superior no Brasil”, sintetizou.

A decisão pelo reingresso, segundo ele, recuperou as relações institucionais com os dirigentes das instituições federais de ensino superior e mais: devolveu aos gestores da UFC o direito à participação em fóruns setoriais de pró-reitores de abrangência nacional. Em adendo, frisou que a UFC historicamente tem sido protagonista no movimento nacional pró-ensino superior. Um exemplo é o fato de o Prof. Jesualdo Pereira Farias, reitor da UFC de 2008 a 2015, ter presidido a ANDIFES de 2013 a 2014.

Imagem: Foto do reitor Custódio Almeida discursando com um microfone, vestindo um paletó azul

O dirigente máximo da UFC também compartilhou uma breve retrospectiva abrangendo de sua entrada na Pró-Reitoria de Graduação, em 2007, até os dias atuais, passando pela experiência na Vice-Reitoria (2015-2019), pela situação de candidato eleito e não nomeado na consulta para reitor (2019) e, finalmente, pela condição de reitor eleito e nomeado. Por fim, colocou a Universidade à disposição dos trabalhos da ANDIFES.

A UFC retirou-se da ANDIFES em julho de 2021, sem a chancela de qualquer colegiado interno, em um episódio que, de acordo com o reitor, isolou politicamente a Universidade.

Hoje, a programação prosseguiu com reunião de trabalho para elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação. Mais informações podem ser acessadas no site da ANDIFES.