Secretário nacional da Pesca Industrial é recebido na Reitoria para tratar de parcerias em economia do mar

O reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo receberam, nessa segunda-feira (16), no Gabinete da Reitoria, Expedito Gonçalves Ferreira Netto, secretário nacional da Pesca Industrial. A pauta se concentrou na prospecção de parcerias com a Universidade Federal do Ceará e a indústria pesqueira local para executar o orçamento do Ministério da Pesca e Aquicultura.

De pé, no Gabinete da Reitoria, a vice-reitora Diana Azevedo (ao centro) posa com o secretário nacional da pesca Expedito Netto (quarto, da esq. para a dir.), pesquisadores da área de pescado e e ciências marinhas e representantes sindicais. (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Ao abrir os trabalhos, o Prof. Custódio Almeida sinalizou que a UFC possui todas as condições não só tecnológicas como científicas para abrigar parcerias que visem ao desenvolvimento do potencial pesqueiro do Estado. “Para viabilizar isso com sustentabilidade, toda infraestrutura e investimento que o Ministério puder fornecer serão bem-vindos", frisou. “Nossa Instituição conta com duas ‘pérolas’ que podem dar o suporte acadêmico necessário, que são o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o Curso de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias”, apontou a Profª Diana Azevedo.

Segundo o secretário, o Ministério da Pesca e Aquicultura é um organismo recente e com pessoal limitado, então é importantíssimo seu alinhamento com universidades e institutos de pesquisa para poder realizar pesquisas que embasem a tomada de decisão, aumentar a capacidade produtiva nacional do setor e executar o orçamento ministerial. “A questão de fazer o mapeamento dos peixes que são foco da produção de vocês é essencial, até mesmo para a proteção e defeso adequado das espécies. Isso propicia um conhecimento aprofundado dos recursos pesqueiros”, explicou Expedito Netto.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Diretora do LABOMAR durante oito anos e agora pró-reitora-adjunta de Extensão, a Profª Ozilea Menezes apresentou o resultado de projetos como “Rastreabilidade da Cadeia de Produção do Atum: automação e inteligência artificial (RASTUM)”, atividade em rede que envolveu UFC (por meio do LABOMAR e do Departamento de Engenharia de Teleinformática), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (SINDPESCA).

O RASTUM promoveu o rastreamento digital da cadeia do atum, impactando do pescador à comercialização de produtos e dando celeridade à coleta de informações sobre espécies capturadas, geolocalização das embarcações, volume das pescarias etc. A iniciativa foi finalista do Tuna Awards, premiação internacional da área que acontece na Espanha.

Imagem: Sentado à mesa, de camisa azul, o secretário nacional da Pesca Industrial, Expedito Netto, reforçou que alinhamento do Ministério com universidades e institutos de pesquisa é imprescindível para a elaboração de políticas públicas da área. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

Além do reitor e da vice, que conduziu a maior parte do encontro devido a uma outra agenda institucional da administração superior, participaram da reunião o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Raimundo Costa Filho; a Profª Ozilea Menezes, do LABOMAR; o Prof. Hiran Costa, do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC; o Prof. Jarbas Silveira, chefe do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC; o Prof. Edilson Filho, também do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC; o Prof. Guelson Batista, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); e representantes do SINDPESCA.

Expedito Netto teve, ainda na segunda, agenda com a administração da indústria de pescados Robinson Crusoé, que possui uma unidade fabril em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza. Um dos encaminhamentos da reunião na Reitoria foi a articulação de visita do secretário, a ser realizada na quarta-feira (18), ao LABOMAR-UFC, onde será recebido pela diretora eleita, Profª Lidriana Pinheiro. Os pesquisadores do Instituto devem apresentar os principais projetos e laboratórios ao secretário, que deve conhecer ainda a embarcação de pesquisa da unidade acadêmica, batizada de Argo Equatorial.