Procurar no portal

Após três meses da atual gestão, UFC soma parcerias estratégicas e acordos para avançar em várias pautas

Quanto cabe em 100 dias? Além da dimensão do tempo – com suas 2.400 horas e 144 mil minutos vividos nesse intervalo –, muito de articulação e construção tem movimentado a Universidade rumo a parcerias e avanços políticos importantes desde a nomeação da atual gestão. O mandato de Custódio Almeida e Diana Azevedo foi oficialmente iniciado em 20 de agosto, após ter sido confirmada a nomeação no Diário Oficial da União (DOU) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Custódio Almeida é professor titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e exerce o mandato como o 16º reitor da história da Instituição, fundada em 1954.

Imagem: Foto do reitor Custódio Azevedo e da vice-reitora Diana Azevedo na cerimônia de posse no primeiro plano do palco da Concha Acústica

Para o Prof. Custódio, o balanço do ciclo de cem dias é positivo, a partir da reestruturação de instâncias administrativas, apesar dos desafios para recompor o orçamento da UFC, retomar obras paradas e garantir o cumprimento de contratos. “Têm sido cem dias muito especiais, obviamente de muito trabalho, de organização de equipes das diferentes áreas de atuação da Universidade, e com intensas agendas internas e externas. A UFC recebeu da sociedade cearense a confirmação de que nós estamos projetando inserções em frentes na área da saúde, da cultura, do encontro com as periferias, e que a sociedade está atenta aos passos da nossa gestão”, avalia o reitor.

De acordo com a vice-reitora Diana Azevedo, docente titular do Departamento de Engenharia Química e ex-diretora do Centro de Tecnologia, durante esse período inicial, buscou-se passar a mensagem de que a inteligência da universidade pública está a serviço “não do mercado, mas da sociedade que nos paga”. Como exemplo, ela menciona a forma pela qual, por meio do grupo estratégico do hub do hidrogênio verde, a UFC tem contribuído como protagonista nos esforços globais em áreas como transição energética e sustentabilidade.

“Para mim, a sensação que fica dos cem primeiros dias é a de reencontro da administração superior com as unidades acadêmicas, dos estudantes com seus pares e com a gestão. Na conjuntura política em que nós vivemos, um desafio descortinado nesses cem dias é o de trazer o estudante e o trabalhador da Universidade para mais perto dela, novamente com a ideia dos reencontros e do reencantamento da UFC consigo mesma”, reflete a vice-reitora.

Imagem: Foto da reunião do reitor Custódio, com o ministro Camilo Santana e os dirigentes da ANDIFES

RETOMADA E INEDITISMO – Na semana inaugural do reitorado, Custódio e Diana foram acolhidos com entusiasmo, na manhã de 21 de agosto, por membros da comunidade acadêmica na Reitoria, ao dar início às atividades administrativas. Em 24 de agosto, na reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), sob nova direção, foram aprovados os nomes de pró-reitores e dirigentes indicados para ocupar cargos de liderança na administração superior, bem como a criação da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e o reingresso da UFC na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Na noite de 25 de agosto, o reitor e a vice-reitora foram empossados na Concha Acústica da Reitoria, em uma cerimônia histórica com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e demais autoridades. Como uma deferência à Universidade, pela primeira vez a posse de um reitor da UFC ocorreu fora da capital do País. A solenidade também marcou a volta das atividades presenciais na Concha Acústica desde a pandemia de covid-19, e a comunidade acadêmica compareceu em peso ao evento.

RELAÇÕES COM BRASÍLIA – Nos primeiros dias de gestão, a UFC assinou termo de cooperação com o Ministério da Justiça e o Governo do Estado do Ceará para a criação do Escritório Popular da Juventude João Nogueira Jucá. Incorporado como projeto extensionista da Faculdade de Direito da UFC, o Escritório deverá reforçar o já reconhecido trabalho da unidade acadêmica no campo da assessoria jurídica comunitária.

Imagem: Foto do reitor Custódio, de terno azul e gravata listrada, em pé segurando um microfone

Em sua primeira viagem oficial à capital federal como reitor, o Prof. Custódio participou, nos dias 13 e 14 de setembro, de reuniões estratégicas com gestores do Ministério da Educação (MEC), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nessas agendas no Planalto Central, foram discutidos a articulação da Universidade com o ensino básico e o recebimento de imóvel do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), situado nas proximidades do Campus do Porangabuçu. A transferência da propriedade foi oficializada em 29 de setembro, durante a 130ª sessão ordinária do CONSUNI.

Custódio foi ainda um dos destaques da plenária da ANDIFES, à qual a UFC se filiou novamente ao lado de três outras universidades federais. “Refiliarmo-nos à ANDIFES significa retomar o processo de construção da política neste País. O retorno significa, para nós, voltar a fazer parte desse espaço político importantíssimo para a educação superior no Brasil”, sintetizou então o dirigente.

Imagem: Foto da visita do grupo de deputados federais ao Museu de Arte da UFC, o MAUC

De volta a Fortaleza, na semana seguinte, parte da bancada federal cearense foi recebida na Reitoria para um café da manhã em 19 de setembro. Com o objetivo de estreitar laços e prospectar parcerias, os legisladores puderam conhecer projetos estruturantes encampados pela atual gestão da UFC, a exemplo do Corredor Cultural Criativo do Benfica e o Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabuçu. Os parlamentares participaram de atividades nos salões Nobre e Dourado, na Reitoria, e visitaram a exposição temática do Corredor Cultural em cartaz no Museu de Arte, o MAUC.

Em 6 de novembro, a reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE) foi sediada no Auditório Prof. Antônio Martins Filho, da Faculdade de Direito da UFC. Com a presença do ministro Camilo Santana, da governadora do Ceará em exercício, Jade Romero, e de parlamentares, o Prof. Custódio Almeida fez uma fala sobre questões contemporâneas das políticas educacionais no Brasil, como alfabetização e educação a distância. Ao fim desse compromisso, o ministro Camilo e o reitor se encontraram, no Gabinete da Reitoria, com diretores da ANDIFES e a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, para tratar sobre temas de interesse das universidades públicas e do ensino superior brasileiro.

Imagem: Foto do ministro Silvio Almeida, de terno e gravata, discursando no palco dos Encontros Universitários e ao lado uma intérprete de Libras

Já o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, realizou uma palestra na manhã do dia 9 de novembro, o segundo dia dos Encontros Universitários de Fortaleza, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Abordando as políticas de direitos humanos em implementação no País e a realidade social e política brasileira, Silvio também prestigiou a assinatura de um termo de cooperação na área étnico-racial, a ser detalhado na próxima seção. Sua participação ocorreu ao lado de debatedores como a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, o ativista social Preto Zezé, da Central Única de Favelas (CUFA) e o quilombola e doutorando em História pela UFC, João do Cumbe.

ALIANÇAS ESTADUAIS – Em 26 de outubro, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi recebido na Reitoria, em sua primeira visita institucional à UFC desde que assumiu o mandato em janeiro de 2023. Entre outras pautas, Elmano foi informado a respeito das iniciativas da Universidade em áreas como saúde, economia criativa, meio ambiente e recursos hídricos.

Além do Corredor Cultural e do Distrito de Saúde, o governador ouviu as propostas do Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS) e da futura estação científica da Universidade, associada ao Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), que será instalada no Parque Nacional de Jericoacoara com ações de pesquisa, educação ambiental e turismo ecológico.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio, do governador Elmano de Freitas e da vice-reitora Diana

O Governo do Ceará e a UFC estão de mãos dadas, de maneira muito intensa. Com todo o conhecimento e a qualidade de pessoal que a Universidade tem, queremos intensificar ao máximo a construção de possibilidades, seja no tema da inovação em saúde, da cultura ou do meio ambiente”, ponderou Elmano de Freitas ao final do encontro.

Ainda sobre colaboração com o executivo estadual, a UFC estreitou especialmente relações com a Secretaria Estadual da Igualdade Racial (SEIR), com quem assinou em novembro acordo de cooperação técnica para promover ações de letramento racial e combate ao racismo na Universidade e nas escolas públicas do Ceará. A Reitoria anunciou também a criação do Programa Estratégico de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), ligado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), para fomentar práticas inclusivas na cultura organizacional e no ambiente de trabalho. O mesmo deve acontecer em breve com a Secretaria Estadual da Diversidade, após reunião do Prof. Custódio Almeida com a secretária Mitchelle Meira, ocorrida ontem (27).

Outra ação que endossa os compromissos citados é a retomada da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da UFC, com nova composição, que foi materializada na promulgação da Portaria nº 346/2023, do dia 9 de novembro deste ano.

Imagem: Foto do reitor Custódio Almeida em pé com o microfone na mesa da palestra dos Encontros Universitários

REENCONTROS – A diversidade e o diálogo, que têm sido tão presentes nos acordos e nas audiências da gestão nesses três meses de seu transcurso, também deram o tom da edição 2023 dos Encontros Universitários (EU). Com o tema “Incluir para educar, educar para incluir”, o principal evento do Calendário Acadêmico da UFC voltou a ocorrer de forma presencial, depois de um intervalo de cinco anos. Realizada de 8 a 10 de novembro (nos campi de Fortaleza, Sobral, Itapajé, Crateús e Russas) e de 22 a 24 de novembro no Campus de Quixadá, a programação teve mais de 6.700 trabalhos inscritos e público médio estimado entre 7 e 8 mil pessoas por dia.

Um dos destaques foi o retorno, no almoço de 8 de novembro, do suco natural ao cardápio dos restaurantes universitários de Fortaleza, com um aditivo ao contrato estabelecido entre a Universidade e a empresa fornecedora das refeições. A medida, que para a gestão também foi uma vitória institucional, atende a uma demanda frequente dos estudantes desde a interrupção do fornecimento, em agosto de 2022, devido a uma mudança licitatória.

Imagem: Foto de duas alunas brindando a volta do suco com as canecas

UFC 70 ANOS – No próximo mês de dezembro, quando a UFC comemora 69 anos de sua fundação, em 16 de dezembro, explica Custódio Almeida que uma das ações de abertura do ano de celebração das sete décadas de funcionamento da primeira instituição universitária cearense é a deflagração da “Estatuinte”, com grupos de trabalho para atuarem nos processos de revisão e atualização do Estatuto e do Regimento da Universidade.

Segundo a vice-reitora Diana Azevedo, o ano que vem será um momento de trazer à tona o orgulho de ter passado pela e de fazer parte da Instituição, quer seja como aluno ou servidor ativo e aposentado. “Além de ser um momento de continuar na esteira dos reencontros, os 70 anos da Universidade Federal do Ceará serão mais uma oportunidade de a sociedade sentir a UFC como sua, de a acolher ‘no colo’, defendê-la, e enxergá-la como joia e patrimônio dos cearenses”, declara.

Para o reitor Custódio, além de uma grande festa, os 70 anos da Universidade Federal do Ceará, em 16 de dezembro de 2024, serão um “marco referencial e histórico”. Ele destaca fatos como parcerias com o Ministério da Cultura (MINC) para elaborar o Plano de Cultura da Universidade; a recriação da Editora da UFC, que prepara publicações comemorativas para o próximo ano, com a reedição especial do livro História abreviada da UFC, do reitor Martins Filho (1904-2002), e de uma obra biográfica da Instituição; e a realização de uma expedição jornalística e documental em parceria com o Grupo O Povo de Comunicação.

“Tenho dito muito frequentemente sobre a importância de a gente acender as luzes da Universidade neste ano, o que significa mostrá-la mais diretamente para a população, com a sua inserção e a sua missão, e tudo o que a UFC faz. Do aniversário de 70 anos, começamos agora mais concretamente a elaborar os planos de celebração. Todas as atividades regulares do Calendário Universitário de 2024 vão ter o selo UFC 70 anos, como a Feira das Profissões, que vai retornar após nove anos, os Encontros Universitários e um conjunto de atividades em todos os equipamentos culturais da Universidade”, projeta o reitor.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300