Assistência farmacêutica para crianças é tema de reunião na Reitoria

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu para uma reunião, na manhã de segunda-feira (4), no Gabinete da Reitoria, gestoras acadêmicas da área da saúde da Instituição. Em pauta, discutiu-se a respeito de uma proposta da Farmácia-Escola da UFC recentemente aprovada no edital “Estudos transdisciplinares em saúde coletiva”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto contemplado é voltado a prover assistência farmacêutica para crianças de até 6 anos de idade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Imagem: Foto da mesa de reunião no Gabinete da Reitoria

De acordo com a chefe da Farmácia-Escola, Profª Cristiani Oliveira, pelos próximos três anos o financiamento aprovado incluirá R$ 1,5 milhão em recursos do CNPq para custear bolsas de pesquisa, compras de insumos e de equipamentos, bem como investimentos e ações de divulgação científica. Essa iniciativa propõe a reconstituição de medicamentos na forma líquida, com o objetivo de tratar doenças negligenciadas do público infantil, a exemplo de toxoplasmose congênita e hipertensão, disponibilizando remédios em postos de saúde da rede pública municipal de Fortaleza. “O projeto quer criar um protocolo nacional de assistência farmacêutica para crianças por meio do SUS, com o acompanhamento do Ministério da Saúde”, comentou.

Para a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC, Profª Ana Karina Pinheiro, projetos como esse colocam em evidência o trabalho da Universidade em atender às demandas de saúde de públicos variados, como crianças, jovens, adultos, idosos e detentos do sistema penitenciário. A diretora destacou a importância da Farmácia-Escola como campo de práticas do ensino de graduação e de estágio para os estudantes, de pesquisas de pós-graduação e de atividades de extensão. “A Farmácia-Escola tem um valor enorme para a nossa unidade acadêmica pelos serviços prestados ao município e ao Estado e também por ser um critério de avaliação das diretrizes curriculares do Curso de Farmácia”, declarou.

O reitor Custódio Almeida avaliou o projeto como “interessantíssimo”, ao enxergar grandes possibilidades em se expandir a proposta para buscar novas fontes de recursos e fortalecer parcerias com prefeituras, com o Governo do Ceará e com entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

“Vemos a Farmácia-Escola com a sua expertise, na vanguarda de quem está buscando soluções para problemas que existem hoje. Ao detectar crianças com dificuldades de deglutir comprimidos sólidos e transformar os medicamentos em líquidos, há potencial para identificar outras doenças que podem ter esse uso facilitado”, avaliou o reitor.

Participaram da reunião a vice-diretora da FFOE, Profª Nirla Romero; o secretário-adjunto de Comunicação e Marketing da UFC, Norton Falcão; o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Dimas Oliveira, e o servidor técnico-administrativo Agnaldo de Sousa Gomes, da diretoria da FFOE.