Reitoria reúne-se com representantes dos servidores técnico-administrativos em educação para tratar de greve e de propostas da categoria

O reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo reuniram-se, na manhã de segunda-feira (18), com uma representação do comando de greve dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que deflagraram a paralisação por tempo indeterminado desde a última sexta (15). O encontro contou com a presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa, e do adjunto, Bruno Matos, além de assessores da Reitoria e da PROGEP.

Imagem: Sentados em uma mesa marrom oval, representantes da administração e do comando de greve tratam das reivindicações de movimento da categoria técnico-administrativa. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Em um primeiro momento, os representantes fizeram uma exposição sobre as disparidades remuneratórias dentro do serviço público federal e o atual estado de defasagem do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), criado há 19 anos. Os servidores destacaram que são a maior carreira do serviço público federal, com mais de 220 mil integrantes (sendo mais de 130 mil na ativa) lotados em universidades e institutos federais de educação. Entretanto, frisaram que a carreira já contabiliza mais de sete anos sem recomposição salarial, o que tem gerado grande evasão e rotatividade nos cargos constantes do PCCTAE.

Os representantes relataram ter aberto diálogo e negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério da Educação (MEC) e com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (FORGEPE/ANDIFES). Em seguida à exposição, o reitor Custódio Almeida e os demais gestores reconheceram a legitimidade das reivindicações da categoria e se colocaram disponíveis para manter contato permanente com o comando local.

A Reitoria afirmou que seguirá em diálogo com as entidades sindicais e acompanhará de perto as tratativas com o Governo Federal e as atividades programadas pelo comando de greve no período.

Além do reitor, da vice-reitora e dos pró-reitores, participaram da reunião a coordenadora de Assuntos Jurídicos, Carreira e Relações de Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), Cássia Araújo; a suplente da pasta de Coordenação Jurídica e Relações do Trabalho da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), Cláudia Lóssio; os representantes do comando de greve Jacqueline Ramos, Hemison Magalhães, Francisco Gadelha, Rúlio Rocha, Mariane Gondim, Elaine Teixeira e Adeli Moreira.

Também participaram pela gestão o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonsêca; o secretário-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão; a diretora da Divisão de Comunicação de Gestão do Gabinete da Reitoria, Simone Faustino; e o coordenador de Legislação da PROGEP, Paulo Carvalho.