Administração visita Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, em Caucaia

Em agenda extensionista, o reitor Custódio Almeida, a pró-reitora de Extensão Bernadete Porto e o pró-reitor-adjunto de Relações Interinstitucionais Barros Neto conheceram, na última quarta-feira (19), o Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, organização sem fins lucrativos mantida pelo Instituto Myra Eliane em parceria com a Prefeitura de Caucaia. Localizado no bairro Araturi, o equipamento oferta educação infantil a crianças desse bairro e de todo o território da Grande Jurema.

Imagem: De pé, da esquerda para a direita: Prof. Barros Neto (PROINTER), Profª Bernadete Porto (PREX), Luzia Bastos (Instituto Myra Eliane), Igor Queiroz (presidente do Instituto Myra Eliane), Euzene Matos (diretora do CEI) e Prof. Custódio Almeida (reitor). (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

No Centro de Educação Infantil (CEI), que completou cinco anos de atividades em março, os representantes da administração superior foram recepcionados pelo presidente do Instituto, Igor Queiroz Barroso, e por lideranças da equipe pedagógica. No percurso pelo centro, a comitiva da UFC conheceu as salas de aula – distribuídas nas fases de "Ovo" (infantil II), "Novo" (infantil III e IV) e "Voo" (infantil V), em referência ao desenvolvimento das aves – e espaços de apoio como brinquedoteca, biblioteca, refeitório, parque e anfiteatro.

Segundo a diretora pedagógica do CEI, Euzene Matos, além de trabalhar uma proposta pedagógica de conteúdo programático, baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cumprindo a normatização pedagógica exigida, a escola trabalha uma filosofia voltada para os valores humanos. "Assim, a criança sai daqui completa, no que compete à parte da escola. Sai alfabetizada e preparada para ingressar em outras escolas públicas de qualidade como a Fundação Bradesco, o Colégio da Polícia Militar e o Colégio do Corpo de Bombeiros, além de desenvolvida em seus primeiros passos como um ser humano integral", explicou a diretora.

O empresário Igor Barroso relatou que a presença da UFC na escola não é uma coisa inédita, uma vez que o Prof. Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), já realiza projeto de pesquisa no local. "Ficamos muito felizes com a visita do reitor Custódio. Espero que os laços se estreitem mais ainda e tenho esperança de que essa escola se transforme em referência de parceria público-privada. Que isso motive as universidades a se aproximar e outros empresários a promover iniciativas semelhantes", afirmou o presidente do Instituto Myra Eliane, que também mantém como anexos ao CEI o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (CENFOR) e o Espaço Cultural Arandu, destinado ao fomento das artes.

Imagem: Agachados, o reitor Custódio Almeida e o pró-reitor-adjunto Barros Neto são abraçados pelas crianças do Infantil V, que estão de costas para o fotógrafo. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Já a pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete Porto, viu na visita potencial para proposição de múltiplas atividades extensionistas e, principalmente, de curricularização da extensão. "A visita possibilitou abraçar os desafios de formação profissional docente para a rede básica de ensino e das licenciaturas da UFC. Foi muito importante conhecer a projeção da instituição para a educação infantil, sua estrutura e os desafios de oferta de educação para crianças de 2 a 5 anos. O espaço formativo é amplo, e dialogamos sobre a viabilidade de parcerias da UFC com o centro, com trabalho direto com crianças, seus adultos de referência e a comunidade no entorno", enumerou.

"Será muito importante para a nossa comunidade local do Araturi e da Jurema, que precisa de um lugar que apresente estrutura, segurança, proposta pedagógica sólida", disse, em acréscimo, a diretora pedagógica Euzene Matos, salientando que esses pontos serão fortalecidos com o estabelecimento de parcerias institucionais com a UFC.

Recebido pela turma do infantil V, o reitor Custódio Almeida explicou o que era a Universidade e ficou impressionado com a desenvoltura e o afeto dos estudantes. "Eles têm uma estrutura incrível. A comunidade do território é carente, precisa de suporte, e o CEI tem cumprido esse papel junto com a Prefeitura de Caucaia. Segundo a Reitoria e a PREX, os próximos encaminhamentos serão convidar a Faculdade de Educação e o Grupo de Trabalho nas Licenciaturas, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), para a elaboração de projetos e ações no equipamento.

Veja mais fotos da visita no Flickr da UFC.