Secretaria do Desenvolvimento Econômico apresenta planejamento para dirigentes de universidades e institutos de ensino superior do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC) participou, na quinta-feira (18), da reunião de apresentação do planejamento estratégico 2024-2027 da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) aos dirigentes das universidades e institutos de ensino superior do estado do Ceará. O reitor Custódio Almeida representou a Instituição no encontro, ocorrido na sede da Secretaria no Centro de Eventos do Ceará.

De pé, 14 homens e 3 mulheres posam na sala de reuniões da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

A reunião foi presidida pelo secretário Salmito Filho e pelos secretários-executivos da pasta, responsáveis pela governança do sistema da SDE. “Nós os convidamos porque compreendemos que não há desenvolvimento sem universidades, sem academias, sem institutos. E esta, inclusive, é uma orientação do governador Elmano de Freitas: fortalecer os nossos estudantes, professores, quem produz educação, ciência e tecnologia no estado do Ceará”, disse o secretário Salmito Filho, reforçando ser apenas o primeiro momento de uma agenda conjunta, cuja intenção é aliar academia e oportunidades produtivas.

“A UFC está completando 70 anos em 2024. Não é tendo a pretensão de ser ‘mãe’, mas nossa Universidade esteve na gênese de praticamente todas as instituições aqui representadas pelos meus colegas reitores. Gostaria de dizer ao secretário que a UFC possui uma população de cerca de 40 mil estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. É quase uma cidade; uma cidade de população qualificada, exigente e que tem muito a contribuir”, afirmou o reitor Custódio Almeida em sua fala.

Em sua exposição, o secretário informou que o documento apresentado traz diretrizes para o desenvolvimento das ações da Secretaria no quadriênio 2024-2027, tendo como principal tônica a continuidade e a coerência com o Plano Plurianual (PPA). “Tivemos o cuidado de conhecer o planejamento estratégico da antiga SEDET, da plataforma Ceará 2050, e fizemos um amplo diagnóstico interno. Utilizamos ainda o Plano de Governo, apresentado pelo governador Elmano quando ainda era candidato e que foi construído com a participação popular”, elencou.

O planejamento estratégico 2024-2027 da SDE destaca três eixos centrais: fortalecimento da economia tradicional, enfocando na sustentação e aprimoramento dos setores primário, secundário e terciário; impulso à nova economia, com ênfase em energias renováveis, H2V, indústria verde emergente, tecnologia de ponta e disseminação do conhecimento; e integração do desenvolvimento econômico regional, por meio de dois programas: um voltado para a mobilidade social e econômica e outro direcionado à criação de oportunidades econômicas no Ceará.

Estivemos hoje reunidos para pensar o Ceará do futuro e pensar o Ceará do hoje na perspectiva não só de geração de emprego, mas na mudança de uma matriz econômica que permita ao cearense e ao Ceará crescer e avançar em nível nacional e internacional, relatou o reitor do IFCE, Wally Menezes.

“Foi uma reunião superprodutiva. Em momentos posteriores, a gente vai dar sequência, vai identificar projetos que possam alavancar mais ainda a economia do nosso estado”, adiantou também o Prof. Custódio Almeida.  Segundo a SDE, tratou-se de uma agenda de planejamento, mas que será posteriormente desdobrada em várias agendas de trabalho e concretização de ações.

Sentados à mesa, os participantes da reunião assistem à fala do reitor Custódio Almeida. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

Além do reitor da UFC, compareceram à agenda o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dárcio Ítalo Alves Teixeira; o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Carlos Kléber Nascimento de Oliveira; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes; o vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Milton Sousa; a vice-reitora da UNIFOR, Maria Clara Bugarim; o vice-reitor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Francisco Carvalho; o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Roque Albuquerque; o reitor da Universidade Vale do Jaguaribe (UNIJAGUARIBE), Antonio Henrique Dummar Antero; a pró-reitora de Pesquisa do IFCE, Joélia Marques; a professora da Faculdade de Direito e coordenadora de Legislação do Gabinete da Reitoria-UFC, Cynara Mariano; e o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, que participou de forma virtual.

Pela SDE, participaram Fábio Feijó, secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação; Joaquim Rolim, secretário-executivo da Indústria; Sílvio Carlos, secretário-executivo de Agronegócio; Márcio Pontes, chefe de Gabinete do secretário; e Eduardo Neto, representante da Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE).

Veja mais registros do encontro no Flickr da UFC.