Professora Diana Azevedo é empossada como membro titular da Academia Nacional de Engenharia

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) empossou dez novos membros titulares e um membro correspondente eleitos em Assembleia Geral Extraordinária realizada no início de abril. Entre eles, esteve a engenheira química e vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Profª Diana Cristina Silva de Azevedo. A solenidade de posse foi realizada no final do mês na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.

Imagem: De pé, no auditório da Escola Naval de Guerra, no Rio de Janeiro, os empossados na Academia Nacional de Engenharia posam em duas fileiras. (Foto: Divulgação)

Diana foi escolhida pela entidade ao lado de Carlos Eduardo Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Cláudia Villa Diniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Consuelo Alves Frota (Universidade Federal do Amazonas – UFAM), Ernesto Heinzelmann (executivo), José Martins Godoy (Fundação Christiano Ottoni), João Carlos de Oliveira Mello (Thymos Energia), Marcio Soares de Almeida (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Olga Côrtes Rabelo Simbalista (ABEN) e Sérgio Rolim Mendonça (Universidade Federal da Paraíba – UFPB). Como membro correspondente, foi eleito o engenheiro italiano Corrado Piasentin.

Os novos membros juntaram-se a um grupo seleto de 200 engenheiros oriundos de todas as regiões do País. Com título de doutores, os pesquisadores possuem reconhecido desempenho profissional e influência em áreas como ensino, pesquisa, projetos, construção, fabricação, gestão empresarial, atividades industriais e serviços.

Desde sua fundação, em 1991, a ANE vem funcionando como uma espécie de think tank (instituição que se dedica a produzir conhecimento sobre temas políticos, econômicos ou científicos). Destinada a promover debate, reflexão, disseminação e proposição de ideias e políticas relacionadas à formação de engenheiros, também trabalha com temas como tecnologia, inovação e relações da engenharia com as demais ciências.

“É uma honra tomar assento na ANE. Reputo minha indicação ao reconhecimento de todos os que atuam em engenharia no estado do Ceará, particularmente aos que se dedicam à formação de novos engenheiros no Centro de Tecnologia da UFC, de cuja direção fiz parte de 2015 a 2023. As mulheres ocupam em média 30% do alunado de ensino superior nas engenharias; na ANE ainda somos menos de 10% dos acadêmicos. Tomam posse comigo outras três engenheiras, em um movimento que tenta dar maior visibilidade ao papel das mulheres neste importante ramo do conhecimento, que é determinante no desenvolvimento socioeconômico de qualquer sociedade”, afirmou a Profª Diana Azevedo.

Graduada em Engenharia Química pela UFC (1990), com mestrado na mesma área pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto, em Portugal (2001), Diana Azevedo é professora titular do Centro de Tecnologia da UFC e foi professora visitante Ad honorem (2012/2014) da Universidad Nacional de San Luis, na Argentina. Na docência, leciona na graduação e na pós-graduação sobre fenômenos de transporte e operações unitárias de substâncias gasosas. É pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Catálise, Adsorção e Intensificação de Processo para Avançar na Captura e Utilização de CO2 (INCT CAPICUA). Além de vice-reitora, ocupa atualmente o cargo de pró-reitora de Relações Interinstitucionais da UFC.