Projeto promovido pela UFC e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania inscreve para cursos gratuitos em Fortaleza

O projeto Estação Favela, iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), abre inscrições, a partir desta terça-feira (7/5), para sete cursos de capacitação promovidos no bairro Barroso e na comunidade do Poço da Draga, localizada na Praia de Iracema.

Imagem: Em um palco, com lideranças da CUFA e o ministro Silvio Almeida, o reitor Custódio Almeida, segura o Termo de Execução Descentralizada (TED) que destinou R$ 1 milhão a ações de formação em territórios periféricos de Fortaleza. (Foto: Gutiérrez Reges/ UFC informa)

As formações são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas de maneira presencial, nas duas sedes da Central Única da Favela (CUFA), localizadas nos dois bairros (os endereços são informados no serviço deste release). As aulas também ocorrerão nas sedes da CUFA, com certificação emitida pela UFC para os participantes.

O projeto Estação Favela tem o intuito de promover, até 2025, 40 cursos nos eixos de Liderança, Empregabilidade, Educação Financeira e Acesso à Tecnologia. Qualquer pessoa pode se inscrever, bastando apresentar um documento com foto no momento da inscrição. Mais informações sobre os cursos oferecidos podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Neste primeiro momento, estão sendo ofertadas sete turmas, conforme o cronograma a seguir:

Criação de Novos Negócios na Favela

• Local: Poço da Draga
  • Dias: sexta (noite) e sábado (tarde)
  • Período: 24/5/2024 a 29/6/2024

Introdução à Produção de Eventos e Direção de Palco

• Locais: Barroso e Poço da Draga
  • Dias: segunda, quarta e sexta (tarde e noite)
  • Período: 20/5/2024 a 26/6/2024

Formação de Lideranças Comunitárias

• Local: Barroso
  • Dias: terça e quinta (noite)
  • Período: 21/5/2024 a 29/6/2024

Formação em Vendas

• Local: Poço da Draga
  • Dias: segunda e terça (noite)
  • Período: 20/5/2024 a 1º/7/2024

Desenvolvimento Web (programação full stack)

• Local: Barroso
  • Dias: de segunda a sexta (manhã)
  • Período: 15/06/2024 a 20/08/2024

Educação e Gestão Financeira de Pequenos Negócios

• Local: Poço da Draga
  • Dias: quarta, quinta e sexta (noite)
  • Período: 22/5/2024 a 4/7/2024

Agentes de Crédito Orientado a Pequenos Negócios

• Local: Barroso
  • Dias: quarta, quinta e sexta (noite)
  • Período: 22/5/2024 a 4/7/2024

PARCERIA ENTRE UFC E MDH – O reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, assinaram, em novembro de 2023, um termo de execução descentralizada (TED), no valor de R$ 1 milhão, para a promoção de formações e capacitações em territórios periféricos de Fortaleza. O lançamento da iniciativa aconteceu nos territórios do Poço da Draga e do Barroso, também na Capital.

O objetivo da parceria é desenvolver os direitos sociais, culturais e econômicos da população residente nos dois territórios beneficiados. Também estão previstos no projeto eventos, feiras e exposições relacionados às atividades mencionadas.

Serviço:

• Locais de inscrição CUFA Barroso (Rua Regina de Fátima, 3900 – Barroso) e CUFA Poço da Draga (Rua Gérson Gradvol, 106 – Centro)
  • Período de inscrição: de 7/5 a 17/5 (ou até as vagas serem preenchidas)
  • Horário: das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira