Reitor recebe prefeito de Caucaia e comitiva; reunião foi ponto de partida para futuras parcerias em educação, cultura e saúde

Uma comitiva da gestão municipal de Caucaia, capitaneada pelo prefeito Naumi Amorim, foi recebida na manhã desta segunda-feira (5) pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida. A visita teve caráter de aproximação preliminar e foi pautada, prioritariamente, pela possibilidade de parcerias para potencializar políticas de educação, cultura e saúde do município da Região Metropolitana de Fortaleza, onde vivem mais de 350 mil habitantes.

Imagem: Foto posada do reitor Custódio Almeida, do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, e demais autoridades

A agenda contou ainda com a presença da primeira-dama, a ex-deputada estadual Érika Amorim; da vice-prefeita e secretária de Cultura de Caucaia, Priscila Menezes; do presidente da Câmara Municipal de Caucaia, vereador Tanilo Menezes; do secretário de Saúde daquele município, Moacir Soares, e do assessor especial da Prefeitura Carlos Eduardo Freitas. Também participaram do encontro o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Dimas Oliveira, o presidente da Fundação CETREDE, Francisco José Rabelo, e o diretor jurídico da Fundação CETREDE, Emanuel Teles.

O reitor abriu a reunião com uma fala panorâmica sobre a UFC, seu quantitativo de unidades acadêmicas, cursos de graduação e pós-graduação e conquistas recentes, como a avaliação conceito 5 no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC). Ele também relatou brevemente sua experiência na gestão superior da Instituição, primeiro como pró-reitor de Graduação, depois vice-reitor e, agora, reitor. “A Universidade está de portas abertas para dar suporte, dentro de suas possibilidades, à demanda de Caucaia e de outros municípios do Ceará”, declarou.

A primeira-dama Érika Amorim fez menção às dificuldades de Caucaia em ofertar qualificação profissional em atendimento especializado a estudantes com neurodivergência e outras necessidades específicas. “Temos por volta de 51 mil alunos matriculados na rede municipal de Caucaia, e destes cerca de 10% são laudados. Seria muito importante a ajuda da UFC”, comentou. A ex-parlamentar destacou ainda a diversidade do território da cidade, que inclui regiões de sertão, serras, praias e áreas urbanas, todas com necessidades bem diferentes em termos de cultura, meio ambiente e vocações econômicas e turísticas. 

A vice-prefeita Priscila Menezes acaba de assumir, simultaneamente, a responsabilidade de gerir a recém-criada secretaria municipal de Cultura - pasta antes unificada com a secretaria de Turismo. Ela disse que a cidade quer se espelhar na política cultural da UFC, que vem sendo fortalecida nos últimos anos. “Admiramos muito a iniciativa do Corredor Cultural do Benfica, e seria incrível contar, quem sabe, com uma edição especial em nossa festa da padroeira (Nossa Senhora dos Prazeres), em agosto”, vislumbrou, acrescentando que apresentações de grupos culturais da UFC seriam bem-vindas na programação.

Imagem: Foto panorâmica da mesa de reunião do Gabinete da Reitoria da UFC

Naumi Amorim salientou que a aproximação está só começando: “A cada encontro, a gente adquire mais experiências, mais conhecimento. Estamos muito felizes de estar aqui pela primeira vez e otimistas de que daqui sairão muitas ações para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse o prefeito.

Dimas Oliveira, presidente do CETREDE, mencionou que a Universidade é um grande horizonte de conhecimento, com uma comunidade dedicada a se aprofundar em muitos nichos de interesse. “O pesquisador de Farmácia está ali focado nos fármacos; o de Medicina, concentrado na Medicina. A Reitoria tem a missão de articular esses saberes para servir à sociedade, e esse é um dos objetivos desse encontro”, explicou.

“Caucaia é um município muito próximo da UFC, onde residem milhares de nossos estudantes. Historicamente, é uma cidade que sempre teve a vantagem, que às vezes acaba sendo uma dificuldade, de estar muito ‘colada’ em Fortaleza. Por isso mesmo, é um desafio criar identidade e projetos próprios, e a UFC tem todo interesse na construção de soluções para o município”, finalizou o reitor.

Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.