- Sexta, 11 Julho 2025 08:00
A vice-reitora no exercício da Reitoria, professora Diana Azevedo, representou a UFC no lançamento da Caravana das Periferias em Fortaleza. Em programação realizada na manhã da quinta-feira (10), no Titanzinho, UFC e Ministério das Cidades assinaram Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 234 mil, para regularização fundiária de imóveis em terrenos da Universidade, contemplando centenas de famílias.
A solenidade também envolveu o anúncio de investimentos da ordem de R$ 6 mi em regularização fundiária, requalificação urbana e construção de centro de referência em territórios periféricos e zonas especiais de interesse social (ZEIS) da capital, como Serviluz, Cais do Porto, Aracapé, Dendê e Paupina. A ação integra o programa Periferia Viva, uma promoção do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias.
O evento foi aberto com a fala em vídeo do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que qualificou a Caravana das Periferias como um grande orgulho para o Ministério das Cidades. “É um programa essencial para aproximar as políticas do Governo Federal dos territórios mais vulneráveis para entender as necessidades dos agentes locais e investir em ações que façam realmente sentido para essas comunidades”, definiu, complementando com a ponderação de que os recursos serão destinados a ações que “conferem cidadania e acesso a direitos básicos”.
Quem representou a pasta na solenidade foi Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferias. “Se tem um sentido no trabalho que a gente exerce na gestão pública é melhorar a vida do nosso povo, de quem mais precisa. Eu também vim de um território muito vulnerável, onde as políticas públicas são muito deficitárias. Por isso, estou percorrendo os territórios periféricos para assegurar que, no nosso Governo, essas questões são prioridade no orçamento”, afirmou. Segundo ele, Fortaleza é a cidade que mais vai receber contratos do programa Periferia Viva no Brasil, seja com o apoio da Prefeitura ou do Governo do Estado.
“A gente sabe que, para fazer política habitacional, para levar qualidade de vida para as pessoas, a gente precisa de recursos. Esse programa Periferia Viva, da Secretaria Nacional de Periferias, permitiu isso. O prefeito Evandro Leitão não pode estar conosco, mas em breve estará presente para entregar os papéis da casa a mais de 4 mil famílias, muitas das quais estão aqui hoje”, adiantou Jonas Dezidoro, secretário da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).
A vice-reitora no exercício da Reitoria frisou a alegria de testemunhar o apoio federal à regularização fundiária das habitações localizadas no entorno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde ela estudou e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão quando não se encontra na Vice-Reitoria.
“São treze ocupações diferentes, tem gente que já estava lá antes mesmo de a Universidade chegar – e, até dois anos atrás, convivia com a constante ameaça de reintegração de posse. Esse acordo que vamos assinar nos permitirá resolver a situação de muitos núcleos familiares, chegando a cerca de 800 pessoas”, disse, acenando ainda à contribuição do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design (IAUD), unidade acadêmica que tem contribuído fortemente para o processo, por meio do Laboratório de Estudos da Habitação (Lehab). “Será um laboratório a céu aberto de regularização e requalificação de território”, pontuou Diana Azevedo.
A Caravana das Periferias em Fortaleza prosseguiu, na sexta-feira (11), com visita a conjuntos habitacionais na Lagoa do Urubu e tratativas sobre uma agência comunitária dos Correios no residencial José Euclides, localizado no bairro Jangurussu.
SOBRE A CARAVANA - A Caravana das Periferias, concebida pelo Ministério das Cidades, foi criada em 2023 e, desde então, vem percorrendo o Brasil. A iniciativa engloba investimentos que integram iniciativas periféricas às políticas públicas intersetoriais do Governo Federal, além de atividades de mobilização de agentes como associações e coletivos que atuam nesses territórios.
Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.