Reitor cumpre agenda em Brasília para firmar parcerias em assistência jurídica e políticas públicas
- Segunda, 14 Julho 2025 15:31
O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Custódio Almeida, e o presidente da Comissão Permanente de Regularização Fundiária (CPRF) da UFC, professor Rafael Vieira de Alencar, estiveram em agenda oficial, na última quinta-feira (10), em Brasília. Ao lado da defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias, e da assessora de projetos da Defensoria do estado, Camila Vieira, os gestores estiveram em reunião com o secretário nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira.
Na pauta, foram discutidos projetos voltados à proteção de direitos do consumidor e à ampliação da presença da Defensoria Pública estadual em espaços decisórios, na assistência jurídica e na formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. Em todos esses temas, há uma parceria estratégica estabelecida entre a UFC e a Defensoria, e, na ocasião, foi apresentada uma proposta para levar um conjunto de serviços jurídicos gratuitos para o Centro de Fortaleza por meio de atendimentos com foco em direitos humanos, conflitos fundiários, juventudes, mulheres vítimas de violência doméstica e egressos do sistema penitenciário.
O secretário Marivaldo Pereira se demonstrou favorável à iniciativa conjunta da UFC e da Defensoria Pública do Ceará, afirmando ser fã de ambas as instituições, e colocou-se à disposição para colaborar. “Trouxeram aqui para mim um projeto muito importante de ocupação do Centro de Fortaleza com serviços da Defensoria Pública para atendimento ao consumidor, a jovens e a egressos do sistema prisional. Para a gente, é essencial somar forças para construir um país mais justo”, afirmou.
A defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias, pontuou o alinhamento interinstitucional em favor de políticas públicas e do exercício da cidadania. “A congregação dos entes realmente voltados para prestação de serviços, para o atendimento, e, principalmente, para levar cidadania à população que mais precisa, a população vulnerabilizada do nosso Estado do Ceará”, destacou a defensora.
De acordo com o reitor Custódio Almeida, o projeto reforça o compromisso social da universidade pública, à medida que busca apoio no governo federal para beneficiar o povo situado na ponta dos serviços públicos. “A parceria da Defensoria com a Universidade ajuda na formação dos nossos alunos nesses temas sensíveis. Eu tenho certeza que faz parte dos objetivos do Ministério da Justiça ajudar projetos como esse, que vão instalar mais justiça no nosso estado e no nosso país”, declarou o reitor.
Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.