UFC e Uece participam de agendas com Lubnor e Petrobras em torno de iniciativa energética com carbono neutro

Imagem: Dez participantes da reunião sobre a nova iniciativa (nove homens e uma mulher) posam de pé no Gabinete da Reitoria da Uece

Articulações interinstitucionais sobre o desenvolvimento de uma iniciativa para produção de combustíveis e lubrificantes com neutralidade nas emissões de carbono têm mobilizado diversos atores envolvidos com o processo de transição energética no Ceará.

No dia 10 de julho, representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES) e da Petrobras reuniram-se, na Uece, para tratar de parcerias estratégicas e da possível permanência de uma unidade fabril da Lubnor no Porto de Fortaleza, bem como do redesenho de suas atividades.

Dessa reunião preliminar, participaram o pró-reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, professor José de Paula Barros Neto; o chefe de Gabinete da Reitoria da Uece, Altemar Muniz; o coordenador de relacionamento da Petrobras na região Nordeste, Eduardo Santos; o coordenador do Laboratório de Gestão Inteligente de Cidades da Uece (Lagic), professor Hermano Carvalho; o gerente-geral da Lubnor em Fortaleza, Alfredo David; a coordenadora do Laboratório de Estudos em Inovação em Cidades e Ambientes Complexos da Uece (Leicac), professora Rafaela Cajado; o diretor executivo do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), Nilo Alves; o consultor no segmento de energias renováveis e coordenador da Rede Rever, João Augusto Araújo; e o docente do Departamento de Engenharia Química da UFC e integrante da Rede Verdes, professor Murilo Luna.

Imagem: Participantes da reunião do dia 10 sentados à mesa na Uece

O projeto apresenta potencial de avanço com relação à agenda de transição energética justa no Estado e prevê ações de desenvolvimento territorial e humano na região da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) do Cais do Porto, bem como a produção de combustíveis e lubrificantes com com carbono neutro – atributo inédito nos empreendimentos dessa natureza no Ceará.

"A UFC é favorável à permanência da Lubnor no estado do Ceará, principalmente diante da reorientação de suas atividades rumo à perspectiva de carbono neutro. Isso representa ganhos para a academia e a sociedade. É um negócio de alto valor agregado", relatou a vice-reitora Diana Azevedo, acrescentando que a previsão é de que o empreendimento seja estruturado em diálogo perene com os territórios, o poder público e as empresas envolvidas.

Imagem: No Paço Municipal, o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão e o vereador Guilherme Sampaio posam de pé com representantes da Regional 2, da Petrobras e da Lubnor.

No dia 8 de julho, já havia ocorrido agenda, no Paço Municipal, entre o prefeito Evandro Leitão, a presidência da Lubnor, a Secretaria Regional 2 (que engloba a região do Cais do Porto) e representantes nacionais da Petrobras. A agenda foi viabilizada através do mandato do vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio.

NOVA AGENDA - As tratativas em torno do projeto em curso prosseguem em nova reunião marcada para amanhã (16), na sede da Lubnor. A UFC será nela representada pelo pró-reitor de Relações Interinstitucionais, professor Barros Neto.

Fonte: Vice-Reitoria da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.