Em evento do MEC na Base Aérea de Fortaleza, UFC recebe doação definitiva de imóvel que sediará Campus Iracema
- Segunda, 21 Julho 2025 17:50
- Escrito por Comunicação de Gestão
O Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC) deu mais um passo decisivo rumo à sua estruturação. Durante o evento "Mais Educação Superior no Ceará", realizado na última segunda-feira (21), na Base Aérea de Fortaleza, o Ministério da Educação (MEC), a UFC, o Governo do Estado do Ceará e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Ceará formalizaram a doação definitiva do terreno que abrigará a primeira etapa do novo campus da Universidade. A UFC foi representada pelo reitor Custódio Almeida e pela vice-reitora Diana Azevedo.
Ainda na mesma programação, o ministro da Educação, Camilo Santana, também assinou ordem de serviço para a construção da segunda etapa do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará, que abrigará cursos de graduação em Engenharia de Sistemas, Engenharia de Energias Renováveis e Bioengenharia.
Representando o ministro da Defesa José Múcio, o chefe de Operações Conjuntas do Ministério, Walcyr Araújo, ressaltou a contribuição do ITA, há décadas, com soluções inovadoras para os desafios mais complexos da engenharia moderna. “Estamos trazendo para o Nordeste brasileiro a mesma qualidade de ensino que fez do ITA uma das mais respeitadas instituições de engenharia do mundo, reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus egressos e pelo pioneirismo de suas pesquisas. Esse projeto só é possível graças a uma parceria estratégica entre o Ministério da Educação, o Ministério da Defesa, o Estado do Ceará e a Força Aérea Brasileira”, enumerou o tenente brigadeiro.
Para Camilo Santana, é inegável que a vinda do Instituto para o Ceará pavimentar caminhos para mais desenvolvimento regional e fomento à inovação. “Virão oportunidades para a economia cearense, para a economia do Nordeste, para o investimento em tecnologia e inovação, para a formação de grandes talentos na engenharia. São dois cursos novos, para não haver sobreposição com os de São Paulo. E, para um curso de Engenharia de Energias Renováveis, não haveria lugar melhor do que o Nordeste, especialmente o Ceará”, defendeu o ministro da Educação.
Elmano de Freitas qualificou como conquistas do povo cearense a construção do ITA Ceará e do Campus Iracema da UFC. “Estou falando isso porque nós temos um projeto político no Estado em que a educação é a locomotiva do nosso desenvolvimento. Nós, efetivamente, acreditamos na nossa juventude. Ela está transformando o Ceará. Ela já está transformando o Estado com os resultados que ela alcança”, pontuou o governador.
Em sua fala, o professor Custódio Almeida destacou o potencial de colaboração das universidades locais com as áreas abarcadas pelo novo ITA. “Por exemplo, nós temos duas pós-graduações que podem, juntamente com a inteligência dos nossos estudantes que estão chegando ao ITA Ceará, trazer elementos super férteis para esse campus que tem tudo para dar muito certo. Nossa capacidade instalada está pronta para essa parceria”, citou o reitor, fazendo referência aos programas de pós-graduação em Física e Matemática, ambos nota 7 (conceito máximo) e considerados de excelência internacional.
UFC NA PRAIA DE IRACEMA – Ao assinar junto com MEC, Governo do Ceará e SPU a doação definitiva do primeiro terreno do Campus Iracema, o reitor Custódio Almeida informou o público presente que as obras já estão em andamento desde abril, quando o MEC assinou ordens de serviço autorizando seu início. No terreno doado, funcionarão a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). A construção está orçada em R$ 113,9 milhões e, após licitação, ficou a cargo da empresa Consórcio Labomar 2025, liderado pela Construtora Porto Ltda. A previsão é de 900 dias de execução, sendo 180 para elaborar o projeto executivo e 720 dias para executar os serviços. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Situado hoje na Avenida da Abolição, no bairro Meireles, o Labomar há tempos demanda uma estrutura que comporte a expansão de seu potencial acadêmico e científico. A unidade abriga cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além de ser sede do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Com a expansão física, pelo menos duas novas graduações estão previstas: Turismo Ecológico e Meteorologia.
Já o CTCN será um novo espaço voltado à promoção de exposições virtuais e interativas, dedicadas à divulgação dos ecossistemas do Ceará. Seus espaços apresentarão visualizações de ambientes marinhos atuais, simulações de ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia. Está previsto que o Centro tenha também sala de cinema e um anfiteatro para palestras e cursos.
PERCURSO DA DOAÇÃO – Em 29 de dezembro de 2023, a UFC assinou dois protocolos de intenções – um com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e outro com o Governo do Estado do Ceará – para recebimento do terreno mencionado. Um previa a cessão do terreno, enquanto o outro, a doação das estruturas e benfeitorias já realizadas no local.
Após os protocolos, foi necessário ainda aguardar extenso trâmite legal para que a universidade tivesse direito ao espaço. No dia 2 de maio de 2024, a Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) aprovou a doação das benfeitorias realizadas no terreno do antigo Acquario para a UFC. Em seguida, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) também passou a cessão do terreno para a Universidade.
Foi somente a partir de maio do ano passado que a situação ficou regularizada para que a UFC desse início aos trabalhos no local. De maio a setembro de 2024, foi planejada a readequação do prédio para verificar o estado da estrutura já erguida, integralmente aproveitada no novo projeto.
Em seguida, foi aberta a licitação, com atenção aos devidos prazos previstos na legislação que rege a área. Em virtude do atendimento a todos os requisitos legais do processo, a empresa responsável pela obra só foi divulgada em fevereiro de 2025. Com a culminância final do processo no evento de hoje, a UFC prossegue até 2027 com a construção, agora como proprietária em definitivo do imóvel.
“Passaremos a ter mais de três mil estudantes circulando na Praia de Iracema todos os dias, nos cursos de Oceanografia, de Ciências Ambientais, de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais e, em breve, de Turismo Ecológico e Meteorologia. Não importa onde eles estão, se é em Fortaleza ou no sertão de Crateús, investindo na inteligência dos cearenses, estaremos fazendo o maior bem que podemos fazer pela sociedade”, finalizou o reitor Custódio Almeida.
Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.