Reitor recebe embaixadora da República Tcheca no Brasil e comitiva; cooperação deve focar nas áreas de saúde e ciências agrárias
- Sexta, 08 Agosto 2025 14:17
- Escrito por Comunicação de Gestão
A Universidade Federal do Ceará aproxima-se de mais um país estrangeiro em nova agenda de internacionalização. Na segunda-feira, dia 4 de agosto, o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, recebeu a embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková.
A representante diplomática realiza nesta semana missão no Ceará, onde tem visitado várias instituições e municípios. Na agenda, esteve acompanhada de Filip Vavrínek, conselheiro da Embaixada do país no Brasil, e do cônsul honorário da República Tcheca em Fortaleza, Ricardo Viana, além de servidores da @embaixadatcheca e empresários do país.
Por parte da UFC, participaram da programação o pró-reitor-adjunto de Inovação e Relações Interinstitucionais; professor Rodrigo Rego; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Sônia Pinheiro, e a coordenadora de Gestão de Resíduos da Secretaria do Meio Ambiente da UFC, professora Elis Teixeira.
A pauta de partida foi o potencial de colaboração bilateral, envolvendo a expertise científica do país e o corpo acadêmico da UFC . Um dos setores prioritários, no qual já foram dados alguns passos, é o de tecnologia em saúde, especialmente diagnósticos de diabetes na atenção básica. De acordo com a embaixadora, um dispositivo tecnológico para diagnóstico precoce de diabetes – unindo telemedicina, sistemas embarcados e pletismografia – desenvolvido por empresa da República Tcheca já está de posse da Faculdade de Medicina, para uso no Complexo Hospitalar da UFC via Sistema Único de Saúde (SUS).
Foi explicado que a pletismografia não é um exame diretamente relacionado ao diabetes, mas pode ser útil na avaliação de complicações pulmonares que podem acometer pacientes diabéticos, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
“A ideia é fomentar colaborações em pesquisa em contextos diversos do europeu para ter mais resultados tanto em difusão de tecnologia quanto de reforço na atenção primária em locais que precisam. Queremos convidar pesquisadores daqui para uma cooperação multicêntrica”, explicou o conselheiro tcheco Filip Vavrínek.
“É um prazer estar na UFC pela primeira vez, estendendo nossa atuação às universidades cearenses. Esse tipo de colaboração é uma das nossas prioridades hoje. E estamos vendo que há abertura para muitos campos de trabalho em comum”, apontou a embaixadora Pavla Havrlíková.
Outro campo cheio de possibilidades de colaboração é o de ciências agrárias, em especial de soluções para a irrigação. Forte em culturas como cereais, tubérculos e oleaginosas, o setor de agricultura do país do Leste Europeu tem interesse em formar parcerias com programas de pós-graduação da UFC como Biotecnologia, Tecnologia de Alimentos e Engenharia Agrícola.
“A UFC conta com mais de 140 cursos de mestrado e doutorado, e aqui são áreas muito fortes as ciências da saúde e farmacológicas, agrárias e do mar. Há vários programas com notas de excelência nessas unidades”, comentou o reitor Custódio Almeida, acrescentando o financiamento em pesquisa como um gargalo significativo das universidades no Brasil. A União Europeia, segundo a comitiva, tem interesse em financiar pesquisas no Sul Global.
“Estamos bem mobilizados em torno dessas conexões internacionais. Vocês vieram com um timing importantíssimo”, completou o pró-reitor adjunto Rodrigo Rego.
Por fim, tratou-se na agenda de oportunidades e editais federais de fomento a missões de colaboração entre instituições de países estrangeiros e universidades brasileiras.
Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.