UFC e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará firmam cooperação para ampliar ações culturais universitárias em âmbito estadual

Na tarde dessa segunda-feira (22), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) celebraram amplo termo de cooperação técnica com o objetivo de articular ações e projetos culturais universitários com os equipamentos e as políticas culturais do Estado. A assinatura do documento ocorreu na recém-inaugurada Praça Cultural São Pedro, equipamento entregue pela UFC à cidade no último dia 13, na Praia de Iracema.

Imagem: De pé, da esquerda para a direita: João Wilson Damasceno (diretor do Instituto Iracema), Luisa Cela (secretária da Cultura), Custódio Almeida (reitor da UFC) e Sandro Gouveia (pró-reitor de Cultura da UFC). Eles sorriem e seguram o termo assinado nas mãos.

Participaram da solenidade o reitor da UFC, Custódio Almeida; a secretária estadual da Cultura, Luisa Cela; o pró-reitor de Cultura da UFC, Sandro Gouveia; a pró-reitora adjunta de Cultura, Glícia Pontes; do diretor-presidente do Instituto Iracema, João Wilson Damasceno; além de servidores docentes e técnico-administrativos da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e da Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).

O termo estabelece bases institucionais para facilitar a realização de projetos conjuntos, ampliando o diálogo entre a produção cultural universitária e a rede de equipamentos culturais do Estado. Para o pró-reitor de Cultura da UFC, Sandro Gouveia, o acordo cria as condições necessárias para dar escala e fluidez às iniciativas já planejadas. “Para o ano que vem temos várias ações já planejadas, e esse termo vai ser fundamental para que nós possamos implementá-las e facilitar os trâmites burocráticos nesse processo. A relação entre a UFC e a Secult já é bem estreita, com vários projetos em curso, e foi por isso que fizemos questão de que a assinatura fosse testemunhada por boa parte da equipe técnica da Procult-UFC”, destacou.

Imagem: Na Praça Cultural São Pedro, a secretária Luisa Cela e o reitor Custódio Almeida assinam o termo de cooperação.

A escolha da Praça Cultural São Pedro como local da assinatura foi ressaltada pela secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela, que enfatizou o simbolismo do espaço e a trajetória de cooperação entre as instituições. “É muito feliz fazermos a assinatura aqui na Praça Cultural São Pedro, iniciativa da UFC que veio fortalecer a estrutura da cultura na nossa Capital. A parceria da Secretaria da Cultura com a UFC é importante e muito me orgulha, não só por ter vindo da Universidade”, afirmou. Luisa Cela lembrou ainda que a relação já envolve diversos equipamentos culturais e deve se expandir. “A ideia é que esse termo abarque todas as nossas possibilidades de parcerias. Agora vamos fazer mais ainda. Já estamos planejando um encontro de bandas municipais, projetos que vão levar muita arte e cultura para as escolas… 2026 promete”, vislumbrou.

Em sua fala, o professor Custódio Almeida ressaltou o caráter amplo do convênio e o potencial de interiorização das ações culturais. “O que estamos assinando hoje é um convênio amplo, para que tenhamos respaldo legal de realizar muitas ações em colaboração. Fazer parceria com a Secretaria da Cultura do Estado é abrir portas para muitos espaços na Capital e também nos municípios que abrigam nossos campi do Interior”, afirmou. Como exemplo, citou a futura inauguração de um equipamento cultural de grande porte no interior do Estado. “Em breve, estaremos inaugurando um dos maiores teatros do Ceará, no Campus de Itapajé, uma estrutura incrível, inclusive com alojamentos, e propícia a parcerias super produtivas”, disse o reitor.

Imagem: Após assinatura do termo, na Praça Cultural São Pedro, o reitor Custódio Almeida e a secretária Luisa Cela posam com gestores da UFC, do Instituto Iracema e servidores que atuam no campo da cultura na Universidade.

Custódio também destacou o caráter pioneiro da Praça Cultural São Pedro como espaço universitário aberto à cidade. “É super inovador a Universidade agora ter como espaço cultural uma praça, em uma das regiões mais cantadas e boêmias do Ceará. Já ouvi de moradores daqui que estão com dó de isso um dia deixar de ser uma praça”, relatou, ao defender que o futuro Centro de Artes, Cultura e Eventos da UFC mantenha áreas abertas e integradas ao espaço urbano. “Estou muito feliz também de a Praça São Pedro ser o início da Rua dos Tabajaras. Ela vai começar e terminar com a UFC, lá no novo Labomar”, concluiu.

Com a formalização do termo de cooperação, UFC e Secult-CE chancelam ações já em andamento e projetos futuros, além de reforçar uma agenda comum voltada à valorização da cultura como dimensão estratégica da formação universitária e da vida cultural cearense.

Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.