Comitiva da UFC visita Hospital Regional Vale do Jaguaribe; agenda focou no suporte hospitalar da unidade a novo curso de Medicina em Russas
- Terça, 23 Dezembro 2025 14:59
- Escrito por Comunicação de Gestão

Na manhã desta terça-feira (23), o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, liderou visita institucional ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), no município de Limoeiro do Norte, a 176 quilômetros de Fortaleza. Na agenda, o objetivo foi conhecer a estrutura assistencial e de pesquisa da unidade e avançar nas tratativas para a formalização de um acordo de cooperação entre a UFC e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE). A parceria pretende estabelecer o HRVJ como hospital de ensino do futuro curso de Medicina do Campus da UFC em Russas. A infraestrutura didática para a nova graduação deve começar a ser construída em janeiro de 2026.
A agenda incluiu reunião com a diretora-geral do hospital, Drª Ana Paula Guedes, e com a coordenadora do Centro de Estudos do HRVJ, Érica Rodrigues. Na sequência, houve visita técnica aos diversos setores da unidade, referência regional em procedimentos de alta complexidade. O hospital é gerenciado pela Sesa-CE e atende municípios de todo o Vale do Jaguaribe e de outras macrorregiões.

Além do reitor, a comitiva da UFC contou com a presença do diretor do Campus de Russas, professor Cândido Lobo; do vice-diretor, professor Pablo Soares; do ex-diretor do Campus, professor Lindberg Gonçalves; do prefeito do Campus, José Raimundo de Sousa; do médico anestesiologista do HRVJ e servidor do Complexo Hospitalar da UFC, Messias Simões; e da auxiliar administrativa da diretoria do campus, Janine Silvestre.
Ao comentar a visita, o reitor Custódio Almeida destacou a qualidade da estrutura encontrada e o potencial da parceria. “Viemos visitar as instalações do Hospital Regional Vale do Jaguaribe para prospectar parcerias para o curso de Medicina do Campus de Russas. Ficamos absolutamente impressionados com o que a gente viu: um hospital de grande porte, em pleno funcionamento e com uma estrutura excelente. Diante disso, temos certeza de que a parceria com a UFC vai somar muito, tanto na formação dos alunos quanto no atendimento à população”, assinalou.

A diretora-geral do HRVJ, Ana Paula Guedes, que está à frente da unidade desde julho deste ano, ressaltou os impactos positivos da aproximação com a Universidade. “Estivemos de portas abertas hoje para receber o professor Custódio e toda a comitiva da UFC. A vinda da faculdade não impactará só a questão do ensino, da formação profissional, mas também toda a cadeia de assistência na região do Vale do Jaguaribe. Isso é muito importante para reforçar o cuidado com a nossa população”, destacou a gestora.
Para o diretor do Campus da UFC em Russas, professor Cândido Lobo, a visita representou um passo decisivo na consolidação do projeto do curso de Medicina e de seu papel no desenvolvimento regional. “Em nome do Campus de Russas, gostaria de agradecer à Drª Ana Paula pela receptividade e generosidade em nos mostrar esse equipamento essencial de que o Vale do Jaguaribe dispõe hoje. Esperamos que o curso de Medicina traga o desenvolvimento regional que ele pretende e para o qual foi idealizado”, concluiu.
A criação do curso integra o planejamento de interiorização da UFC referente ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). Além de Medicina, o Campus de Russas abrirá em breve um bacharelado em Engenharia de Computação. A nova leva de formações da UFC também inclui cursos de Inteligência Artificial e Cibersegurança no Campus da UFC em Quixadá, e de Odontologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional no Campus de Crateús, dentre outros acréscimos na oferta.
Com colaboração de Janine Silvestre, auxiliar administrativa da Coordenação de Comunicação e Produção Cultural do Campus de Russas, e de Joelton Barboza, assessor de comunicação do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ).
Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







