Nota da Reitoria sobre a situação de colaboradores terceirizados na UFC
- Quinta, 15 Janeiro 2026 12:01
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC) informa ter conhecimento de que algumas empresas prestadoras de serviços à instituição têm encontrado dificuldades para o cumprimento de suas obrigações, o que impactou o pagamento de salários e benefícios de colaboradores terceirizados neste mês de janeiro de 2026. Essa situação é agravada porque, neste momento, a UFC, assim como as demais instituições federais de ensino superior do país, enfrenta limitações orçamentárias e financeiras típicas do início do ano, decorrentes de ajustes burocráticos necessários à transição entre os exercícios financeiros.
A UFC está acompanhando atentamente o cenário e já adotou as providências administrativas cabíveis para regularizar o quadro no menor prazo possível. A solução, por sua vez, depende da normalização do fluxo de recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC) para as universidades federais. A expectativa é de que se trate de uma condição transitória e que, nos próximos dias, ocorra a quitação dos empenhos e pagamentos pendentes.
A Universidade reafirma seu compromisso com a responsabilidade administrativa, a transparência e o cumprimento das obrigações assumidas, mantendo diálogo permanente com as empresas contratadas e com os colaboradores terceirizados.







