Em visita à Reitoria, prefeito de Quixadá trata de parceria com a UFC para a nova Estação Tecnológica do Município
- Sexta, 23 Janeiro 2026 12:47
- Escrito por Comunicação de Gestão
O reitor Custódio Almeida recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, para tratar da gestão compartilhada com a Universidade Federal do Ceará (UFC) da nova Estação Tecnológica do Município. A solenidade de inauguração do equipamento, localizado no centro de Quixadá no espaço da antiga estação ferroviária, está prevista para o dia 12 de março de 2026.

Da UFC, participaram da reunião a coordenadora geral de Legislação, Cynara Monteiro Mariano; e o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira Costa. De Quixadá, também estiveram presentes a primeira-dama, Iaskara Silveira; o secretário de Cultura, Clebio Viriato; a chefe de Gabinete, Lorena Amorim; e o secretário de Comunicação, Ítalo Lima.
O prefeito explicou que a Estação Tecnológica é um espaço que pretende promover inovação no Município e na região do Sertão Central do Ceará. A perspectiva, segundo Ricardo Silveira, é abrigar cerca de 100 startups, além de projetos diversos relacionados à inovação e tecnologia. Para isso, ele reforçou a importância da participação da UFC e de parceiros ligados a essa área.
“Eu quero construir sempre uma boa parceira do Município com a Universidade. Tenho procurado me apropriar de mais informações, de ter contato também com as empresas de tecnologia para fomentar ainda mais capacitação e empregos para a comunidade universitária de Quixadá”, ressaltou.
O reitor Custódio Almeida frisou a tradição tecnológica do campus de Quixadá, que abriga cursos na área de tecnologia da informação e neste ano iniciará o primeiro bacharelado em Inteligência Artificial do Ceará, um dos primeiros do Nordeste, indicando a importância da instituição participar da governança do novo equipamento.

Conforme a diretora do campus de Quixadá, Andréia Libório, além de fazer a gestão compartilhada da Estação Tecnológica com o Município e outras instituições de ensino, a UFC também terá a possibilidade de abrigar seus projetos, como a Empresa Júnior do campus e parte do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo. Cursos para a população também devem ser ofertados.
GALPÕES DO DNOCS - Durante a reunião, também foram tratadas questões relacionadas a outra possível parceria entre a UFC e o Município: a ocupação dos galpões do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), localizados próximos ao açude Cedro.
A ideia, conforme o reitor, é que esse espaço - que está em negociação com o Dnocs - seja uma extensão do campus de Quixadá para abrigar startups, laboratórios e também um espaço reservado para atividades culturais e esportivas. A Prefeitura também tem interesse na gestão compartilhada do local, com o objetivo de urbanizar e também construir equipamentos na área.
O reitor Custódio Almeida ressaltou a importância dessas parcerias entre UFC e Município, no sentido de fomentar objetivos semelhantes de forma mais profícua. “Foi uma visita promissora no sentido de que os interesses convergem, a gente quer a mesma coisa, basta que a articulação aconteça”, disse.
Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







