Procurar no portal

UFC e Prefeitura de Cascavel discutem parcerias para formação de professores e educação inclusiva

Imagem: De pé, no Gabinete da Reitoria, posam sorridentes Ana Afif (prefeita de Cascavel), Custódio Almeida (reitor da UFC) e Ribamar Ferreira (secretário de Educação de Cascavel)

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, recebeu, na tarde do dia 6 de fevereiro, representantes da Prefeitura de Cascavel, município da Região Metropolitana de Fortaleza. O objetivo do encontro foi tratar de possibilidades de cooperação institucional, com foco especial na educação municipal. Participaram da agenda a prefeita Ana Afif Mateus Sarquis Queiroz e o secretário de Educação do município, José Ribamar Ferreira Júnior.

Durante o encontro, a prefeita Ana Afif destacou que a educação é um dos eixos centrais da relação que a gestão municipal pretende construir com a UFC. Entre as principais intenções apresentadas está o interesse em estabelecer um convênio semelhante ao existente entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, que reserva vagas para servidores da educação em cursos de mestrado e doutorado.

Além da pós-graduação stricto sensu, a gestora ressaltou “alta demanda por cursos de capacitação de menor duração”, voltados à qualificação continuada dos profissionais da rede municipal. Segundo ela, a educação inclusiva tem se apresentado como uma prioridade, diante do crescimento significativo do número de alunos neurodivergentes atendidos pelas escolas públicas de Cascavel.

Imagem: Plano fechado da prefeita Ana Afif; ela é uma mulher branca, de cabelos longos pretos e lisos, e usa blusa bege

O reitor Custódio Almeida apresentou aos representantes do município o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), que há quase 36 anos atua na estimulação, reabilitação e assistência a crianças e adolescentes com transtornos do desenvolvimento. Por meio de acordos de cooperação técnica, o Núcleo tem promovido formação extensionista multidisciplinar voltada a profissionais da área da saúde.

“É uma formação fundamental não apenas para os profissionais, mas também para os acompanhantes e familiares, que aprendem a lidar com as especificidades do cuidado. Trata-se de uma demanda urgente: formar pessoas capazes de cuidar”, afirmou o reitor.

A prefeita Ana Afif avaliou positivamente o primeiro encontro como dirigente máximo da UFC e destacou o potencial da parceria. “Nossa gestão é nova, iniciou em 2025, e sempre sonhamos em realizar esse diálogo. Um dos nossos objetivos é desenvolver nossos servidores, possibilitando o acesso a cursos de pós-graduação e de extensão que qualifiquem o nosso corpo funcional”, afirmou. 

Imagem: Participantes da reunião sentados à mesa no Gabinete da Reitoria

Segundo ela, a expectativa é que o ano de 2026 marque o fortalecimento dessa aproximação e a ampliação das ações conjuntas. A gestora acrescentou que o município pretende realizar uma triagem de suas demandas educacionais para “priorizar, inicialmente, ao menos três cursos considerados estratégicos”.

O secretário de Educação de Cascavel, José Ribamar Ferreira Júnior, reforçou a importância da parceria com a Universidade e destacou a necessidade de avançar nas questões metodológicas do ensino. “Identificamos carências históricas em áreas como matemática, ciências e nas exatas em geral, mas essa demanda se estende a todas as áreas. Muitos professores ainda carecem de formação em nível stricto sensu”, observou. Ele também enfatizou os desafios relacionados à educação inclusiva e à adaptação pedagógica para estudantes neurodivergentes, apontando essas pautas como prioridades da gestão municipal.

A reunião tratou ainda de demandas relacionadas a estudantes residentes em Cascavel que se deslocam diariamente à UFC para cursar a graduação, bem como de possibilidades de articulação entre a Universidade, a Prefeitura e a futura unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no município, cuja construção deve ter início em breve.

No encontro, o professor Custódio Almeida destacou o potencial de cooperação entre a Universidade e o município, com ênfase no cenário da educação pública. O reitor ressaltou ainda a trajetória da prefeita Ana Afif, que, além de médica, é egressa da UFC (a gestora formou-se na Faculdade de Direito em 2010). Segundo ele, isso só fortalece o apreço pela Instituição e o diálogo institucional. "Tenho certeza de que será uma grande parceria na construção de iniciativas voltadas à formação em licenciaturas, à educação inclusiva e ao desenvolvimento regional. Tudo pautado pelo compromisso público e pelo desejo de fortalecer nossa interiorização", vislumbrou o reitor.

Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300