Procurar no portal

Reitor dialoga com deputada estadual Emília Pessoa sobre contribuições da UFC para educação, juventude e segurança em Caucaia

Imagem: De pé, da esquerda para a direita: Cláudia de Paula (Chefe de Gabinete da deputada), professor Custódio Almeida (reitor da UFC), Emilia Pessoa (deputada estadual) e professor Carlos Almir Holanda (Chefe de Gabinete da Reitoria)

Na manhã de segunda-feira (9), o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, reuniu-se com a deputada estadual Emília Pessoa para discutir pautas de interesse do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ex-vereadora do município, a parlamentar esteve acompanhada na Reitoria de sua chefe de Gabinete e ex-secretária de Educação de Caucaia, Cláudia de Paula. o chefe do Gabinete da Reitoria, professor Carlos Almir Holanda, também participou da agenda. 

A reunião abordou temas considerados prioritários para o território, como o combate à violência urbana, a educação básica e a formulação de políticas públicas voltadas à juventude. Caucaia mantém forte relação com a UFC, tanto pela proximidade geográfica com o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra quanto pelo expressivo número de estudantes do município matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. 

Durante o encontro, o reitor Custódio Almeida destacou o potencial de contribuição da UFC para o enfrentamento de desafios históricos do município. “Temos muitos estudantes de Caucaia na Universidade e mais de dois mil projetos de extensão que atuam em diversos territórios. Na área da pesquisa, a cidade pode ganhar muito com o diálogo com o Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e com o futuro Observatório da Segurança que a UFC está construindo”, afirmou. 

Imagem: Plano fechado da deputada Emilia Pessoa; ela é uma mulher branca, de cabelos ruivos, curtos e lisos, e usa blusa social azul clara

O reitor ressaltou ainda a atuação do programa Cientista-Chefe da Segurança Pública, coordenado pela professora Emanuele Rodrigues, do Departamento de Computação da UFC, que desenvolve soluções tecnológicas em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Segundo ele, o encontro dessa segunda-feira representa uma abertura de agenda para que outros atores institucionais se integrem à construção de soluções voltadas às demandas do município. 

A deputada Emília Pessoa destacou que Caucaia enfrenta um histórico de descontinuidade nas políticas públicas, especialmente em áreas sensíveis como educação e segurança. “É uma cidade boa de viver, com um povo acolhedor, mas infelizmente estigmatizada pela violência”, afirmou. Como exemplo, citou a situação da comunidade do bairro Marechal Rondon, na região da Grande Jurema, caracterizada por alta densidade populacional e elevada vulnerabilidade socioeconômica. 

A parlamentar demonstrou preocupação com o abandono escolar precoce, especialmente entre estudantes do Ensino Fundamental, e ressaltou iniciativas que têm gerado resultados positivos. Entre elas, mencionou a seleção de estudantes de Caucaia para o Prepara ITA, cursinho do Governo do Estado que prepara alunos do Ensino Médio para o ingresso no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). “Estamos torcendo muito por eles”, disse. 

Imagem: Participantes da reunião sentados à mesa no Gabinete da Reitoria

Outro ponto abordado foi a saúde mental da população, tema que, para a deputada, está diretamente relacionado à vulnerabilidade social e à falta de oportunidades. Emília também mencionou a importância das políticas de alimentação escolar e segurança alimentar, enaltecendo o trabalho do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), desenvolvido por meio de parceria entre universidades federais e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Localmente, o Cecane desenvolve suas atividades com a participação da UFC e doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 

“A Universidade, sendo tão próxima de Caucaia, pode incluir em seus projetos e iniciativas ações que potencializem as políticas do nosso município. Nossa expectativa é que a UFC atue conosco no desenvolvimento da juventude e no enfrentamento da violência”, afirmou a deputada. 

Ainda durante a agenda, Cláudia Pessoa, chefe de gabinete da parlamentar e ex-secretária de Educação de Caucaia, chamou atenção para os desafios relacionados à ampliação da educação em tempo integral nos municípios, prevista no Plano Nacional de Educação. Segundo ela, muitos municípios não conseguiram se preparar dentro do prazo estabelecido. “A situação da juventude é complexa e exige pensar alternativas, como a relação com as tecnologias, a oferta de contraturno escolar, opções de cultura e lazer e a prática de esportes”, destacou.

Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300