Procurar no portal

Solenidade marca conclusão das Residências Médica, Multiprofissional e Uniprofissional do Complexo Hospitalar da UFC

A manhã de ontem (12) foi de celebração e reconhecimento no auditório João Frederico Ferreira Gomes, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A solenidade de conclusão dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujas unidades são administradas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reuniu autoridades acadêmicas, gestores, preceptores, familiares e poucos mais de 100 especialistas, agora formados pela Instituição.

Alunas se abraçando durante a entrega do certificado da residência

A cerimônia foi iniciada com homenagem póstuma ao fisioterapeuta Elias Elijeydson de Menezes e à enfermeira Ana Loren Girão Lima, residentes do Programa de Residência Multiprofissional nas áreas de Diabetes e Terapia Intensiva, falecidos neste ano. Em seguida, os presentes acompanharam mensagem em vídeo do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi.

“A Ebserh reúne mais de 3.600 residentes em 45 hospitais universitários. Isso não seria possível sem os nossos mais de 19 mil preceptores. E é uma amostra da força da rede Ebserh e de sua capacidade de entregar saúde, ensino, pesquisa e extensão”, destacou. Beltrammi ressaltou ainda que os hospitais universitários permanecem como espaço de pertencimento e desenvolvimento profissional. “A partir desse momento, vocês poderão integrar nossos quadros nos hospitais universitários e também a docência nas universidades federais. Nossos hospitais serão sempre suas casas do saber”, afirmou.

A mesa solene foi composta pelo reitor da UFC, Custódio Almeida; pela superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Josenília Gomes; pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Lopes; pelo diretor da Faculdade de Medicina, João Macêdo; pela gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio, Virgínia Cortez; pelo gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateabriand, Edson Lucena; pelo gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar, Renan Montenegro Júnior; pelo chefe do Setor de Gestão do Ensino e representante da Comissão de Residência Médica, Rômulo Lobo; e pela presidente da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, Andréa da Nóbrega.

Em seu discurso, Andréa da Nóbrega lembrou que 2026 é também um marco histórico para a Instituição. “Este ano celebramos 20 anos dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde na UFC. A primeira foi a de Farmácia Hospitalar, em 2006, idealizada pela Dra. Geny Neri”, recordou. Ela destacou ainda a presença de residentes estrangeiros, fruto de projetos de internacionalização com Cabo Verde e do programa Ebserh Brasil-Angola, além da recente conquista de bolsas do Ministério da Saúde para programas de Neonatologia, Pediatria e Oncohematologia.

Reitor falando na mesa solene do evento

Rômulo Lobo dirigiu-se aos concluintes com uma mensagem de encorajamento. “Agora, muitos de vocês estarão pela primeira vez totalmente ‘soltos’ no sistema. Profissionais plenos e donos de suas trajetórias. Isso é gratificante, mas também pode ser assustador. As portas do Complexo seguem abertas para vocês”, afirmou, lembrando que parte dos egressos permanecerá na instituição como pós-graduandos ou futuros preceptores.

Em tom de gratidão institucional, Renan Montenegro Júnior agradeceu o apoio da Alece,  na pessoa do presidente Romeu Aldigueri, pela cessão do espaço, e destacou o trabalho coletivo que sustenta a formação em serviço. “Quem faz a residência é o residente, em vários sentidos, mas não só. Agradecemos aos professores, colaboradores e profissionais que fazem nossos hospitais funcionarem, muitas vezes de forma silenciosa”, pontuou.

A superintendente Josenília Gomes, emocionada, ressaltou o vínculo construído ao longo da trajetória formativa. “Muitos aqui foram meus alunos na graduação. Como professora, é um orgulho enorme celebrar a finalização de mais um ciclo na vida de vocês. Obrigada por terem confiado nos nossos hospitais para realizar essa formação”, disse.

Representando os residentes, a oradora da Residência Multiprofissional, Ana Raquel Lima, falou sobre os laços criados no cotidiano hospitalar. “Vivemos este hospital intensamente. Criamos vínculos, acumulamos histórias e cicatrizes que nos transformaram. Hoje deixamos de ser apenas residentes para nos tornarmos profissionais ainda mais conscientes de nosso papel na sociedade”, declarou.

Já o orador da Residência Médica, Narcílio Damasceno, relembrou os desafios enfrentados desde o início da jornada. “Não foi fácil. Sistemas, plantões, sonhos, muitos sonhos. Fomos tomados por tantas obrigações que, às vezes, quase esquecemos por que estamos aqui. Que nunca esqueçamos de quem sonhou junto conosco”, afirmou, em discurso marcado por emoção e leveza.

Em sua fala, o professor Custódio Almeida sublinhou o significado institucional da certificação conferida aos concluintes. “A partir de hoje, vocês carregam a chancela da maior e mais antiga universidade do Estado do Ceará. E isso não é apenas um título. É quase um pacto”, afirmou. Destacando o papel estratégico do Complexo Hospitalar da UFC, em parceria com a Ebserh, reforçou: “Somos hospital de ensino, de assistência e de pesquisa. Vocês foram talhados dentro do Sistema Único de Saúde – e eu gostaria de puxar uma salva acalorada de palmas para o SUS”.

O reitor concluiu lembrando que a experiência vivida durante a residência ultrapassa qualquer certificação formal. “Cada um de vocês sai daqui com uma especialidade e com uma vivência que os marcará para sempre. Tatuagens podem ser removidas, rostos podem mudar, mas a experiência de ser residente formado na UFC é perene, única e inextinguível”, finalizou.

Pessoas que participaram da solenidade sentadas nas cadeiras do auditório

TÍTULOS CONCEDIDOS - O programa de Residência Médica formou 154 médicos anestesiologistas, cardiologistas, cirurgiões gerais, cirurgiões plásticos, cirurgiões vasculares, clínicos gerais, coloproctologistas, dermatologistas, ecocardiografistas, endocrinologistas, endocrinologistas pediátricos, endoscopistas digestivos e ginecológicos, gastroenterologistas, geriatras, hematologistas, infectologistas, médicos de família e comunidade, especialistas em medicina do sono, em medicina fetal, em medicina intensiva, em medicina legal e perícia, em medicina paliativa, em neurofisiologia, em nutrição parenteral e enteral, nefrologistas, neurologistas, obstetras e ginecologistas, ortopedistas e traumatologistas, otorrinolaringologistas, patologistas, pediatras, pneumologistas, psiquiatras de adultos e de crianças e adolescentes (são duas residências diferentes), radiologistas e reumatologistas. 

os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em saúde titularam 55 especialistas em cirurgia bucomaxilofacial, diabetes, enfermagem obstétrica, estomaterapia obstétrica, oncohematologia, saúde da mulher e da criança, saúde mental, terapia intensiva e transplante.

Fonte: Gabinete da Reitoria - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300