Procurar no portal

Labomar recebe inscrições gratuitas para curso de Gestão de Riscos no Kitesurf

Estão abertas as inscrições para o curso de Gestão de Riscos no Kitesurf, que será realizado de 27 a 31 de julho de 2026, no Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A capacitação é destinada a instrutores de kitesurf, guias de downwind e profissionais das forças de segurança.

Homem em cima da prancha de kitesurf em alto mar

A programação prevê 20 horas de atividades presenciais, distribuídas entre aulas teóricas e práticas. As atividades teóricas serão realizadas nos dias 27, 28 e 30 de julho, das 18h às 22h, no Labomar/UFC (lavenida da Abolição, 3207, Meireles). Já as atividades práticas ocorrerão nos dias 29 e 31 de julho, das 8h às 12h, sendo a programação do último dia realizada na Praia do Futuro.

A participação é gratuita. Aqueles que conseguirem aprovação e frequência integral nas atividades receberão certificado emitido pela UFC. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Even3.

O curso integra as ações do projeto Kite Safe Brasil, vinculado ao Labomar/UFC, e tem como objetivo apresentar procedimentos e protocolos relacionados à gestão de riscos na prática do kitesurf. A capacitação abordará medidas de prevenção de acidentes e de promoção da segurança em ambientes de mar, rios e lagoas.

O Ceará reúne alguns dos principais destinos para a prática do kitesurf no Brasil, atraindo praticantes de diferentes regiões do país e do exterior. Nesse contexto, iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à disseminação de boas práticas de segurança contribuem para a qualificação da atividade.

Fonte: Tommaso Giarrizzo, professor do Labomar/UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300