Procurar no portal

Comitiva de representantes do Ministério das Cidades, DPU e UFC visitam comunidades integrantes do projeto de regularização fundiária do Pici

Uma comitiva formada por representantes do Ministério das Cidades, da Defensoria Pública da União, de organizações da sociedade civil que atuam na promoção do direito à cidade e da Universidade Federal do Ceará estiveram na tarde desta quarta-feira (12) no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra para acompanhamento das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada à Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S). A iniciativa teve início há um ano e meio e está sendo coordenada pela Juá Clínica de Acesso a Direitos da UFC em parceria com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design (Iaud - UFC).

Imagem: pessoa usando camisa com os dizeres Regularização Fundiária

O objetivo do Reurb-S Pici é garantir o direito à moradia digna, à segurança da posse e à melhoria da infraestrutura urbana. Visa atender a nove comunidades atualmente em áreas de domínios cartoriais da UFC que englobam, segundo estudos, cerca de 700 unidades habitacionais. A equipe do projeto conta com 20 pesquisadores que atuam em diagnósticos técnicos, registro de demandas, além da ministração de oficinas e momentos de escuta de lideranças, em um processo participativo, a fim de traçar um caminho para a regularização fundiária nesses locais. 

Na ocasião, a comitiva visitou as comunidades da Hidráulica e dos Galpões, duas das mais antigas no intramuros do Campus com moradores na região desde a década de 1960. Até o momento as ações de regularização fundiária contemplaram quatro comunidades, somando 246 unidades habitacionais. 

Fonte: Juá Clínica de Direitos - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300