Seminário na UFC reúne pesquisadores e comunidades para discutir a conservação socioambiental de áreas protegidas no Ceará
- Segunda, 17 Agosto 2026 14:43
Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, a Seara da Ciência, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, recebe o II Seminário Cearense sobre Áreas Protegidas (II Secap). O evento aberto ao público busca fortalecer o diálogo científico, interdisciplinar e social sobre a importância das áreas protegidas no Ceará.

Parques, áreas de proteção ambiental, estações ecológicas e outras categorias compõem as Unidades de Conservação (UCs), áreas protegidas pela legislação brasileira que promovem a proteção do patrimônio socioambiental e conservação da sociobiodiversidade. Pensando nisso, o II Secap, iniciativa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Áreas Protegidas da UFC, estimula a troca de conhecimentos entre estudantes, pesquisadores, gestores públicos, profissionais, organizações sociais e representantes de povos e comunidades tradicionais.
A programação contará com mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, oficinas, apresentações artístico-culturais, exposições e feira ecológica, abordando temas como conservação da biodiversidade, governança territorial, justiça climática, saberes tradicionais, políticas públicas ambientais e valorização dos territórios tradicionais.
As inscrições estão abertas em formulário online. Estudantes do ensino médio e membros de comunidades tradicionais possuem isenção da taxa de inscrição.
SERVIÇO
II Seminário Cearense sobre Áreas Protegidas
Data: 7, 8 e 9 de outubro
Horário: 8h
Local: Seara da Ciência (rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, Pici, Fortaleza)
Acesso: Pago
Mais informações: perfil do II Secap no Instagram
Fonte: Comissão Organizadora do II Secap - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







