Petrobras investe R$ 8,5 milhões em Laboratório de Soldagem da UFC

A Universidade Federal do Ceará e a Petrobras assinaram Termo de Cooperação para ampliação do Laboratório de Engenharia de Soldagem da UFC (Engesolda), com investimento de R$ 8,5 milhões para a compra de equipamentos e construção de nova sede, seis vezes maior que a atual, no Campus do Pici.

O Laboratório, vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Instituição, dedica-se à pesquisa sobre processos de soldagem, fabricação de equipamentos e métodos inovadores de manutenção de máquinas – o que tem ajudado a Petrobras a aumentar a produtividade e evitar prejuízos causados pelos elementos corrosivos do petróleo brasileiro.

De acordo com o chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica, Prof. Hélio Cordeiro, a ampliação do Engesolda tornou-se necessária a partir do crescimento da equipe de pesquisadores e do aumento da demanda por estudos na área, que também são financiados por instituições como CNPq, Capes e Funcap.

"Hoje, com a sede de 300 m², deixamos de usar equipamentos novos por falta de espaço. Nosso trabalho acaba sendo limitado", explicou. A previsão é que a construção do novo prédio do Laboratório seja iniciada em janeiro de 2012, com prazo de conclusão estimado em um ano.

PARCERIA DE LONGA DATA – O intercâmbio entre UFC e Petrobras teve início na década de 1990, quando a refinaria de petróleo Lubnor, instalada em Fortaleza, passou a investir no desenvolvimento de seu parque local, a partir do financiamento de projetos de pesquisa no setor petroquímico.

Na UFC, laboratórios como o de Biolubrificantes, de Mecânica dos Pavimentos, de Biogeoquímica Costeira, de Simulação Numérica da Rede de Óleos Pesados, entre vários outros, têm recebido aporte financeiro, ano a ano, para executarem pesquisa e inovação. A parceria também se dá por meio da formação de recursos humanos. Desde 2010, foram criados na UFC cursos de graduação como o de Engenharia de Petróleo e Engenharia de Energias Renováveis, que ajudarão a suprir o déficit de profissionais na área.

Fonte: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC - fone: 85 3366 9078