Corpo da professora aposentada Bernardete Biasi será velado em BH

Faleceu na manhã de ontem (31), em Belo Horizonte (MG), a Professora Aposentada Bernardete Biasi-Rodrigues, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Colegas e ex-alunos do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC estão consternados com sua partida.

Seu velório começou ontem (31), às 18h, em Belo Horizonte, onde morava, e segue até hoje (1º), às 15h, no Funeral House (Rua Afonso Pena, 2158 - BH). Em seguida, às 16h30min, ocorrerá a cerimônia de cremação, no Crematório Renascer, situado em Contagem, Região Metropolitana de BH.

Bernardete Biasi-Rodrigues pertenceu ao quadro do Departamento de Letras Vernáculas, de onde foi chefe e também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Ela inaugurou na UFC a pesquisa sobre os gêneros discursivos, campo de atuação onde desenvolveu muitos estudos e orientou várias dissertações e teses. Depois de um estágio de pós-doutorado na Alemanha, consagrou uma nova perspectiva de pesquisa para os gêneros do discurso. Desta vez, Biasi-Rodrigues propôs uma filologia dos gêneros do discurso, ao apresentar propostas para uma diacronia da análise de gêneros.

Fonte: Prof. Júlio Araújo, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC - (fone: 85 3366 7625)

Atualizado em ( 02-Nov-2011 )