Procurar no portal

UFC lança bibliografia comentada do escritor cearense José de Alencar

A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, lançou quinta-feira (3), em sua sede, a "Bibliografia Comentada" das obras de José de Alencar. O livro foi organizado pelos professores João Arruda, Diretor da CJA, e Marcelo Peloggio, Coordenador do Grupo de Estudos José de Alencar da UFC.

Mais de 400 obras de autoria do escritor cearense e sobre ele, publicadas em português até o ano passado, estão referenciadas na publicação. O trabalho faz parte do processo de requalificação da biblioteca da CJA, que se prepara para ser referência nacional como fonte de pesquisa sobre Alencar.

O livro se destina, especialmente, a bibliotecas públicas e aos cursos de Letras de todo o País. Os pesquisadores terão à disposição a referência bibliográfica de cada obra, acompanhada de sinopse e palavras-chave. No final, o leitor vai encontrar fac-símilies de páginas de rosto das primeiras edições de obras alencarianas, como “Sertanejo”, “Senhora”, “Guerra dos Mascates”, “As minas de prata”, “Lucíola”, “O Guarany”. Outras fotos apresentam amostras de manuscritos do romancista que fazem parte do arquivo do Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro.

O Prof. João Arruda informa que o processo de elaboração do livro demandou um ano e foi financiado pela Coelce, via Lei Rouanet. Contou com o apoio da Administração Superior da UFC e da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. Alunos de graduação e pós-graduação da área de Literatura da UFC integraram a equipe coordenada por ele e pelo Prof. Peloggio.

O processo de requalificação da biblioteca da CJA teve início há três anos e já resultou no lançamento de dois DVDs contendo 25 mil páginas digitalizadas de 350 obras de Alencar ou referentes a ele. Agora, informa o Prof. João Arruda, está em andamento a digitalização dos manuscritos do autor.

Fonte: Prof. João Arruda, Diretor da Casa de José de Alencar - (fone: 85 3229 1898)

Atualizado em ( 09-Nov-2011 )

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300