Concludentes de quatro cursos colam grau em Sobral

O Reitor Jesualdo Farias, na solenidade de colação de grau dos concludentes do Campus de Sobral, destacou que, no diploma que eles recebiam, estavam "gravadas as pegadas dos pioneiros que, há 57 anos, afrontando o descrédito, sacudiram o marasmo provinciano e fincaram em Fortaleza os pilares de uma instituição de Ensino Superior, privilégio então reservado a poucas capitais".

Colaram grau, na sexta-feira (9), concludentes de Ciências Econômicas, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Medicina. O evento realizou-se no auditório da sede do Campus.

Em nome do corpo docente, falou o Prof. José Ronaldo de Vasconcelos Graça, do curso de Medicina, que relembrou o início das atividades no Campus sobralense, e a aula inaugural no dia 6 de abril de 2001, “ainda em espaço cedido pela Universidade Vale do Acaraú”.

Em seguida, mostrou como o curso de Medicina influenciou vários setores da vida sobralense, como a implantação dos primeiros programas de Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia, entre elas a de Medicina de Família e Comunidade, uma das primeiras nessa modalidade em todo o Brasil, bem como a de Psiquiatria, primeiro programa no país, estruturado numa Rede de Atenção Integral à Saúde Mental.

O concludente Milton Botelho Neto, representante do corpo discente, enfatizou que todos eles receberam “um ensino público, gratuito e de qualidade”. Reconheceu as limitações, lembrou que lutaram pela melhoria de algumas delas e deu ênfase ao “empenho e amor dos profissionais que se dedicam para que o Campus de Sobral continue a fazer o que tem de melhor: produzir e oferecer excelência”.

Afirmando que “as universidade nasceram para ser eternas e não há como construí-las entre o por do sol e a madrugada”, o Prof. Jesualdo Farias referiu-se ao processo de edificação daquele Campus, que hoje, “tão jovem numa perspectiva histórica, já se tornou um orgulho para a cidade e para a nossa Universidade”.

O Reitor apontou como resultado dos esforços o excelente desempenho dos alunos do curso de Odontologia, que obtiveram nota 5 no ENADE, e o destaque que receberam do MEC os cursos de Ciências Econômicas e Medicina, que “se juntam ao pelotão dos primeiros do país nas respectivas áreas”.

CALENDÁRIO - As colações de grau na UFC prosseguem, obedecendo ao seguinte calendário:

- 16 de dezembro – Campus Cariri (cursos de Administração, Medicina, Engenharia Civil e Agronomia);

- 20 de dezembro – Concludentes da Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE, Instituto de Cultura e Arte – ICA, Instituto de Educação Física e Esportes – Iefes, e curso de Sistema de Informação, do Campus da UFC em Quixadá;

- 21 de dezembro – Concludentes dos cursos do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia; 22 de dezembro – Concludentes dos cursos do Centro de Humanidades, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) e Faculdade de Educação.

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 / 85 3366 7314