Curso de Design de Moda realiza Fashion Art Preview 2011

Realiza-se nesta sexta-feira (9), a partir das 18h, na Seara da Ciência (entrada do Campus do Pici), o Fashion Art Preview 2011, evento extensionista do Curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo.

A participação é aberta aos alunos do curso e condicionada aos critérios de seleção, realizada em duas etapas: a primeira, Maratona Criativa, e a segunda, apresentação do projeto. O Fashion Art Preview proporciona aos alunos momentos similares aos vividos no mercado de trabalho: criação a partir de um "briefing", avaliação, aprovação, negação, execução e produção. Nesse sentido, o evento funciona como iniciador de experiências profissionais, além de estimular a cultura de divulgação dos novos talentos.

Realizada em 2010, a primeira edição do evento teve um formato de trabalho final de disciplina, mas com caráter interdisciplinar face ao envolvimento direto de 70 estudantes das disciplinas de Criação III, Projeto de Produto I e II, Planejamento de Coleções e Produção de Moda. O desafio foi levar à passarela 40 composições que ilustraram as temáticas "Sagrado e Profano" e "Fuga do Óbvio". Através de entrevistas e registros fotográficos, foi possível analisar os desafios e as conquistas da primeira edição do evento, sintetizados em um relatório, cujos resultados orientaram a mudança de metodologia, já aplicada na edição de 2011.

A organização e realização estão sob a responsabilidade de uma Comissão formada pelas coordenadoras de dois projetos de extensão do curso Design de Moda: II Fashion Arte Preview (coordenado pela assessora do curso e estilista Regina Almeida), e o de Apoio a Fomento a Eventos de Moda, Comunicação, Cultura e Arte, coordenado pela Profª Cyntia Tavares, além dos bolsistas.

A nova configuração do projeto viabiliza apresentação de trabalhos das disciplinas de Projeto de Produto III, trabalhos realizados no ProJovem Urbano e a participação do Projeto Sócio Moda, que também é uma atividade de extensão do curso de Design de Moda, e dos cursos Dança, Música, Cinema e Publicidade e Propaganda, todos do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC), que contribuirão para o sucesso do evento.

Fonte: Comissão de Comunicação e Eventos do Curso de Design de Moda da UFC - fone: 85 3366 9409