Recursos Hídricos aprova primeira dissertação no Cariri

A primeira dissertação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil no campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri, do mestrando Vicente Sobrinho, intitulada "Aplicação do Método das Isozonas para Obtenção de chuvas intensas", foi aprovada dia 18 passado. Um dos resultados do trabalho foi a obtenção das equações de chuvas intensas dos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.

Essas equações são utilizadas, por exemplo, na estimativa de vazões de projeto, necessárias no dimensionamento de redes de drenagem. Os transtornos causados por alagamentos ou inundações de áreas urbanas e rurais somente são evitados com obras de drenagem bem dimensionadas, que resultam em custos de construção compatíveis com os fatores de risco e adequada previsão de vazões de projeto. O trabalho será publicado em revista científica especializada.

A banca examinadora foi formada pelos professores Luiz Alberto Ribeiro Mendonça (orientador), Pedro Henrique Augusto Medeiros, Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins e Celme Torres Ferreira da Costa.

O curso de Mestrado em Engenharia Civil/ Recursos Hídricos no Campus do Cariri mantém parceria com o Laboratório de Recursos Hídricos do campus e o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC. Os alunos têm oportunidade de cumprir integralmente as atividades do mestrado no campus do Cariri, sob orientação dos professores Celme Torres Ferreira da Costa, Luiz Alberto Ribeiro Mendonça e Paulo Roberto Lacerda Tavares, inclusive com a disponibilidade de bolsas da FUNCAP, CNPq ou CAPES.

Interessados em fazer a seleção para o mestrado em Engenharia Civil/Recursos Hídricos podem inscrever-se até o dia 2 de dezembro, preenchendo duas vagas destinadas exclusivamente ao campus da UFC no Cariri. O Edital poderá ser acessado no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFC – (fone: 85 3366 9623)